Melado Batido e Escorrido de Capanema

Referência no Oeste do Estado, o Melado de Capanema conquistou seu espaço no mercado e transformou-se em fonte de renda.
Selo Melado Batido e Escorrido de Capanema
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

MELADO BATIDO E ESCORRIDO DE CAPANEMA
CREMOSIDADE, COR CLARA, DOÇURA ESPECIAL

O Melado de Capanema já é reconhecido pela qualidade e sabor. O sucesso do melado de Capanema, também conhecido como “Mel de Cana-de-Açúcar” é sua coloração branquinha e seu sabor inigualável.

O melado produzido em Capanema é dividido em dois tipos: o escorrido e o batido e está fortemente relacionado com a história e a cultura do município.

Melado Escorrido

O melado escorrido é o produto obtido ao final do processo de concentração e evaporação do líquido da garapa, submetida a processo de aquecimento até que atinja um teor de sólidos entre 65% e 75%. Deve ser envasado logo em seguida de seu resfriamento, sem ser batido, alcançando característica viscosa típica de xaropes, isento de partículas sólidas.

Melado Batido

O melado batido passa pelo mesmo processo de aquecimento e concentração da garapa. No entanto, após atingir o teor de sólidos desejado, é colocado batedores apropriados, revolvido enquanto resfria em temperatura ambiente, até que adquira uma consistência pastosa para, então, ser envasado, alcançando a característica de pasta clarificada de cor bege, pouco granulada, isenta de cheiro de açúcar queimado.

Melado Capanema

Capanema é um município do sudoeste do Paraná margeado pelo Rio Iguaçu e pela biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, com uma geografia extremamente favorável ao cultivo de cana-de-açúcar. O terroir, abençoado por tanta riqueza natural, proporciona à cana-de-açúcar um maior teor de sacarose. A combinação de temperaturas mais altas, clima mais seco, tipo de solo e forma de produção proporciona aos derivados da cana-de-açúcar um sabor e coloração diferenciados.

Conhecida nacionalmente como a Terra do Melado, Capanema começou a produção desse derivado de cana-de-açúcar nos anos 1980 por iniciativa de moradores da região. Com o passar do tempo, a atividade foi se profissionalizando e o sabor único do melado produzido no município ganhou destaque e hoje consiste em força motriz da sua economia.

A produção de melado em Capanema é de 400 toneladas por ano.

O melado possui diferentes aplicações, como adoçante natural em receitas, coberturas para sobremesas, ingredientes em produtos de panificação, entre outros.

Selo Melado Batido e Escorrido de Capanema
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site