Cultura Empreendedora

Inspiramos e despertamos o potencial do ser humano desenvolvendo competências integradas à construção de projetos de vida.

Sobre Cultura Empreendedora

A Cultura Empreendedora é uma abordagem educacional que visa desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos empreendedores nos indivíduos, preparando-os para identificar oportunidades, tomar decisões, enfrentar desafios e buscar soluções inovadoras.

Essa abordagem transita entre a transmissão de conhecimentos sobre empreendedorismo e a promoção de uma mentalidade empreendedora, incentivando a criatividade, o pensamento crítico, a resiliência e a busca constante por aprendizado e melhoria, tornando o aluno o protagonista de sua própria vida e da construção de sua carreira profissional.

Play Video about Positivity African student wearing shirt holding notes

Como aplicar a Cultura Empreendedora nas escolas?

A difusão da Cultura Empreendedora nas Escolas e Universidades exige esforço, intencionalidade e trabalho de equipe. Para acelerar essa jornada o Sebrae Paraná dispõe de um portfólio rico que contém soluções que vão desde a Educação Básica ao Ensino Superior. Confira abaixo:

Abordagens da Cultura Empreendedora

Ensinar sobre Empreendedorismo

Trata-se da abordagem mais comum, na qual se propõe que o educando entre em contato com teorias, conceitos, históricos do empreendedorismo, assimile-os e reflita sobre os conteúdos; ou seja, que aprenda o fenômeno e entenda como ele se dá

Educação para o empreendedorismo.

Ênfase para as habilidades empreendedoras e no aprender a se tornar empreendedor. Ensinar para o empreendedorismo tem o objetivo de oferecer ao aprendiz conhecimentos e competências voltados à prática empreendedora.

Educação por meio do empreendedorismo
* Corrente adotada pelo SEBRAE.

Alinha-se à definição ampla de empreendedorismo e, por isso, pode ser integrada a qualquer nível de ensino, nos conteúdos do currículo básico, e permear transversalmente os programas dos cursos e das disciplinas. Demanda formação pedagógica e mais preparo dos professores, uma vez que é baseada na aprendizagem experiencial, na qual os alunos aprendem vivenciando um processo real de iniciativa empreendedora.

De forma conjunta, buscamos ampliar, promover e disseminar a temática por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da Educação:

  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Educação Profissional; e
  • Educação Superior.  

Mais informações, ligue 0800 570 0800, ou
envie-nos um email em ccempreendedora@pr.sebrae.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

NESTE TEXTO:

Compartilhe

Impacto do Programa no geral em 2022

Dados do Relatório de Gestão Sebrae/PR 2022

678.128

Alunos

36.772

Ensino superior

12.264

Professores

1.409

Escolas

241

Municípios

Jovens Empreendedores realizado no Paraná

422.499

Alunos

7.079

Professores

1.076

Escolas

189

Municípios

Iniciativas da Cultura Empreendedora

Centro de Referência em Cultura Empreendedora

Reproduzir vídeo

CER: Centro de Referência em Cultura Empreendedora: um centro de disseminação de conhecimento especializado na temática da Cultura Empreendedora.

Programa Cidade Empreendedora: EE como o 6º eixo do programa

O Cidade Empreendedora é um projeto que apoia a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas, a Cultura Empreendedora é o Eixo 6: Empreendedorismo na Escola.

Cursos e eventos da Cultura Empreendedora

Teenage student having an online lesson on the computer at home

Navegue pelos filtros e encontre a solução ideal para você utilizar o empreendedorismo na sua jornada da educação!

Pesquise em nosso site