5 formas de melhorar a gestão de sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhe


Resumo:
Nós sabemos que, em muitos casos, os gestores cometem erros por se sentirem sobrecarregados ou até mesmo por serem inexperientes. Por isso, decidimos fazer este artigo com 5 formas práticas de melhorar a gestão de sua empresa. Confira tudo abaixo!

Sua empresa tem um produto/serviço incrível e sua equipe é qualificada, mas seus resultados ainda ficam muito abaixo do esperado? É bem possível que o problema esteja na gestão. 

Logicamente, a origem do problema pode vir de vários lados, mas no geral, é sempre importante melhorar a gestão de sua empresa. Isso não apenas eleva os resultados positivos, como também contribui para um bem-estar maior entre a equipe e aumenta o nível de competitividade no mercado.

Nós sabemos que, em muitos casos, os gestores cometem erros por se sentirem sobrecarregados ou até mesmo por serem inexperientes. Por isso, decidimos fazer este artigo com 5 formas práticas de melhorar a gestão de sua empresa. Confira tudo abaixo!

1- Realize o diagnóstico da empresa

Os seres humanos precisam realizar check-ups médicos de seis em seis meses, segundo os médicos. Isso é necessário para prevenir doenças ou identificá-las no início, melhorando as chances de recuperação. Com a empresa, a lógica é similar: é importante realizar diagnósticos organizacionais periódicos para detectar os problemas ou evitar que eles ocorram.

Essa prática não apenas irá facilitar na visualização dos erros cometidos na gestão, como em todos os gargalos variados da empresa. Além disso, também mostrará os pontos mais fortes e onde as estratégias estão dando certo.

2- Use a tecnologia a seu favor

Aproveite a tecnologia para otimizar seus processos! Hoje em dia, existem diversas plataformas e softwares feitos especificamente para facilitar a gestão empresarial. 

Eles oferecem uma interface intuitiva que permite um controle maior das atividades de todos os setores. Você pode acompanhar os processos e gerenciá-los do mesmo lugar. Além disso, existem softwares com o objetivo de proporcionar mais praticidade às execuções das estratégias em si, o que economiza tempo e recursos.

3- Invista na integração entre os colaboradores

Um dos problemas mais comuns de gestão empresarial é a falta de comunicação e integração entre os colaboradores e o gestor. Muitos gestores acham que podem designar essa parte aos chefes de cada setor, sem a necessidade de perder tempo mantendo uma relação mais próxima com os profissionais. 

Entretanto, isso não é uma perda de tempo e sim um tempo muito bem gasto. Afinal, você pode elevar a motivação das equipes, fazer com que eles se sintam ouvidos e valorizados, assim como evitar falhas de produção relacionadas a uma comunicação trôpega. 

É possível fazer isso de várias formas: enviando e-mails periódicos; realizando reuniões mensais com feedback; oferecendo workshops, palestras e treinamentos; utilizando plataformas digitais de comunicação; entre outras.

4- Estude o seu segmento

Muitos gestores fazem uma ótima análise interna – o que é importante -, mas esquecem de analisar o segmento em que o negócio está inserido. Avalie as tendências do mercado, estude os concorrentes e verifique os valores médios usados por eles. 

Isso tudo é fundamental não apenas para compreender o nicho em que seu empreendimento está, mas também para saber como se destacar e elevar o seu nível de competitividade.

5- Controle bem as finanças

Primeiramente, não esqueça de separar as suas finanças pessoais das empresariais. Parece algo básico, mas é um dos erros de gestão mais populares. Portanto, tenha contas separadas para sua vida pessoal e empresarial. Além disso, estabeleça limites de saque. Assim, você evita retirar quantias desnecessárias e previne o endividamento.

Também pode ser interessante ter um consultor, um contador ou alguma empresa especializada em finanças se essa não for sua área. É de extrema importância manter os impostos em dia, registrar o fluxo de caixa, saber quais investimentos são viáveis e quais são as melhores estratégias financeiras para seu tipo de negócio.

Além de todas essas formas, não esqueça de estudar muito bem os clientes (definir uma persona é essencial), realizar um planejamento estratégico caprichado e ter um modelo de negócio canvas definido. Tudo isso facilita a vida de todos os envolvidos!

Felizmente, você também pode contar com o SEBRAE/PR para lhe ajudar a melhorar a gestão de sua empresa. Além dos nossos conteúdos regulares, nós temos outros materiais e serviços que podem ser cruciais para seu negócio. Confira abaixo!

Compartilhe

2 respostas

    1. Olá Gleici, tudo bem?

      Nossa equipe entrará em contato com você, para informá-la sobre o cronograma de cursos do Sebrae/PR, ok?

      Obrigada e uma ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você possa gostar:

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Pesquise em nosso site