Passo a passo para expandir o seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhe

Resumo:
Neste artigo, nós iremos listar 5 passos de como expandir o seu negócio da melhor forma possível. Fique até o final para descobrir tudo. Boa leitura!

O Brasil possui quase 20 milhões de empresas ativas e esse número só tende a aumentar. Com esse cenário, os empreendedores precisam estar constantemente em busca de formas para destacar seus negócios e não deixar que eles fiquem para trás da concorrência. Uma dessas formas é saber o passo a passo para expandir seu negócio.

A expansão da empresa pode parecer algo 100% correto, mas nem sempre é assim. A verdade é que o empreendedor precisa levar em conta uma série de fatores para expandir os negócios de modo saudável. Caso contrário, é provável que todos os seus esforços sejam em vão.

É por isso que, neste artigo, nós iremos listar 5 passos de como expandir o seu negócio da melhor forma possível. Fique até o final para descobrir tudo. Boa leitura!

Passo 1 – Realizar uma análise interna

Como mencionamos na introdução, nem sempre uma empresa está pronta para ser expandida. Assim, é preciso realizar uma análise interna do seu negócio para verificar se a expansão é viável ou não. 

Você pode fazer isso a partir de uma avaliação levando em conta alguns fatores, como: elevação contínua do lucro; previsão de caixa positivo a curto e longo prazo; tendências do segmento; estabilidade da empresa; boa demanda de produtos/serviços; quantidade de capital para investimentos; necessidade de estrutura maior e mais qualificada; além de outros.

Passo 2 – Decidir seu modelo de expansão

Ao analisar a sua empresa internamente (sem esquecer de avaliar o mercado também) você compreende o nível de preparação do negócio para a expansão. Caso chegue à conclusão de que seu empreendimento pode ser expandido, o próximo passo é decidir qual dos modelos de expansão é o melhor para você. 

Existem diversos meios de evoluir a empresa, a seguir iremos mencionar alguns dos modelos principais:

  1. Filial – para escolher este modelo, seu negócio precisa estar em crescimento contínuo há algum tempo, assim como seu lucro deve ser consistente;
  2. Franquia – esta opção funciona para marcas que já estão muito bem consolidadas no mercado;
  3. E-commerce – ótima forma de evoluir que serve para empreendimentos em situações diversas, pois é mais prática, simples e com um bom custo-benefício;
  4. Parceria ou fusão – antes de realizar parcerias ou fundir sua empresa a outras, é preciso cuidadosamente avaliar não apenas seu negócio e o mercado, mas também os empreendimentos visados para parceria ou fusão;
  5. Licença – consiste em vender a licença para fabricação de seus produtos para que você lucre com os royalties, mas é preciso analisar se isso vale a pena para seu negócio.

Passo 3 – Fazer um planejamento estratégico

Decidiu o modelo de expansão? Agora o indicado é fazer um planejamento estratégico bem detalhado, como aquele que você fez na hora de abrir o negócio. Não esqueça de determinar um orçamento, estabelecer metas, escolher indicadores, alinhar a sua equipe e definir um cronograma.

Se você fez um modelo de negócio canvas na abertura, vale a pena atualizá-lo com seus novos objetivos e planos de crescimento. Afinal, seja qual forma de expansão você tenha escolhido, será necessário renovar, trocar ou alterar diversos elementos da estrutura do negócio.

Passo 4 – Investir em marketing digital

Como você está dando um passo grande e importante para seu negócio, é preciso posicioná-lo de acordo com esse crescimento. Ao investir em marketing digital, você aumenta ainda mais as chances de efetuar vendas, captar novos clientes, fidelizar os antigos e construir sua autoridade perante o público.

Não estamos falando que você não deve investir em marketing tradicional, apenas que o mundo digital é uma enorme fonte de oportunidades novas e uma boa forma de desenvolver vantagens competitivas.

Para isso, você precisa saber como utilizar estratégias de SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, tráfego pago, entre outras.

Passo 5 – Estudar a legislação

Além de tudo acima, também é muito importante ficar atento com relação às leis relacionadas ao seu local, segmento, negócio e expansão. Afinal, podem haver mudanças na cobrança de impostos, no tipo de registro, na categoria da empresa, entre outros itens ligados à transição.

Ninguém gosta de lidar com a parte burocrática, mas é imprescindível prestar atenção nisso para não pagar multas ou sofrer penalidades mais graves no futuro.

Esses são os passos fundamentais, mas logicamente existem outros detalhes entre cada passo para que você fique ainda mais preparado na hora de expandir seu negócio. Por exemplo, uma boa dica é caprichar no atendimento ao cliente e priorizar uma experiência diferenciada e personalizada. Além disso, lembre-se de manter sua equipe sempre capacitada e qualificada, tanto para motivá-los quanto para proporcionar o maior bem-estar possível aos clientes.

Felizmente, você pode contar com o SEBRAE/PR para lhe ajudar nessa jornada enquanto navega cada um dos passos. Além dos nossos conteúdos regulares, nós temos outros materiais e serviços que podem ser cruciais para seu negócio. Confira abaixo!


Compartilhe

4 respostas

    1. Olá Nilson, tudo bem?

      Nossa equipe entrará em contato com você, para identificar como o Sebrae pode te auxiliar nesse momento.

      Até logo!

  1. Os 5 passos são muitos importantes pra me como pequena empreendedora que quer crescer, me ajudaria na identificação e resolução dos obstáculos de dia à dia.
    Muito obrigada sebrae!

    1. Olá Bernose, tudo bem?

      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos estão sendo úteis para você!

      Conte sempre com o Sebrae.

      Sucesso na sua jornada empreendedora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você possa gostar:

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Menu

Conta Sebrae/pr

Acesso à conta e cadastro estão temporariamente desativados.

Pesquise em nosso site

Manutenção dos sistemas
Do dia 12/07/2024 a 14/07/2024

Teremos uma manutenção programada em nossa infraestrutura para melhor atendê-los.

Esta manutenção terá início às 19:00 do dia 12/07/2024 e término previsto para às 18:00 do dia 14/07/2024.

Durante este período algumas funcionalidades do Portal do Sebrae/PR ficarão indisponíveis, como download de materiais, acesso a conta e outros sistemas e serviços do Sebrae/PR.

Contamos com sua compreensão durante este período.

Atenciosamente,
Equipe Sebrae/PR