Carne de Onça de Curitiba

Petisco tradicional à base de carne moída crua e fresca, servido em bares e restaurantes da cidade.
Selo Carne de Onça
Tempo de leitura: < 1 minute

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

Compartilhe

CARNE DE ONÇA DE CURITIBA
PETISCO SABOROSO E FRESCO

A Carne de Onça é um prato típico da capital Curitiba, no Paraná. É conhecido por ser um petisco tradicional servido em bares e restaurantes da cidade, geralmente acompanhado por uma cerveja gelada.

A Carne de Onça é preparada com carne moída crua e fresca.

Tradicionalmente, a carne é servida sobre fatias de broa de centeio, seguida da cebola branca, da cebolinha, o sal, pimenta do reino e regada com azeite. O acompanhamento pode ser uma boa mostarda.

O que diferencia a Carne de Onça de outros pratos, é que a carne utilizada é crua, temperada e servida imediatamente, preservando a textura e o sabor da carne fresca combinada aos temperos.

 

Carne de Onça de Curitiba

 

A gastronomia de Curitiba tem forte influência da imigração europeia, especialmente alemã. A Carne de Onça é um exemplo dessa influência, combinando elementos da cozinha alemã, como a broa de centeio e a carne crua temperada, com ingredientes e sabores brasileiros.

Desde suas origens, provavelmente já na década dos anos 1930, a Carne de Onça foi servida nos bares e restaurantes assim como preparada nos lares dos curitibanos, ganhando a notoriedade que mantém até os dias de hoje, sendo consolidada nos cardápios e uma iguaria típica curitibana.

Em 2014, a Carne de Onça teve seu primeiro festival, onde mais de trinta estabelecimentos participaram servindo esse prato curitibano. A notoriedade do prato foi fortemente alavancada ao ser declarada, em 2016, Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Curitiba.

 

Carne de Onça de Curitiba

 

A Carne de Onça de Curitiba é conhecida por ter um sabor rico, condimentado, suculento e equilibrado com uma suave acidez, combinado com o sabor mais intenso e levemente adocicado da broa de centeio em comparação ao pão branco tradicional. A combinação de ingredientes e temperos resulta em uma experiência gastronômica única e apreciada pelos amantes dessa iguaria curitibana.

Considerada um símbolo gastronômico de Curitiba, a Carne de Onça é parte importante da identidade culinária da cidade. É um prato que desperta o orgulho local e atrai tanto moradores quanto turistas que desejam experimentar a culinária típica da região.

Selo Carne de Onça
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Menu

Pesquise em nosso site