Ponkan de Cerro Azul

Conhecida por sua qualidade e sabor, se destaca por ser uma fruta doce e bastante suculenta, com baixa acidez.
Selo Ponkan do Cerro Azul
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

PONKAN DE CERRO AZUL
DOÇURA, SUCULÊNCIA E COLORAÇÃO MAIS ALARANJADA

A tangerina Ponkan de Cerro Azul, conhecida por sua qualidade e sabor, se destaca por ser uma fruta doce e bastante suculenta, com baixa acidez. A característica mais marcante da fruta cítrica da região é a grande concentração de açúcares, sua doçura única. Sua coloração também é mais alaranjada. Essas qualidades se devem ao microclima da região e às características do solo.

A Ponkan é produzida quase na totalidade sem aplicação de agrotóxicos, de um modo natural e por agricultura familiar. Há um saber fazer peculiar da região, com práticas que contam desde a enxertia até a colheita, cujo conhecimento é transmitido entre gerações.

Ponkan de Cerro Azul

 

A área geográfica que produz a Ponkan é formada pelos municípios de Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçú e Dr. Ulysses. Corresponde por 75% da produção do estado Paraná, que é o terceiro maior produtor nacional de tangerinas, sendo o município de Cerro Azul, individualmente, o maior produtor de tangerina ponkan do Brasil, com 91 mil toneladas/ano. Os 4 municípios totalizam 8 mil hectares de área plantada com uma produção total de 129.530 toneladas/ano. A Ponkan é produzida desde o ínicio dos anos 60 na região, assim como também é realizada a Festa da Ponkan.

O território possui microclima que conta com uma maior intensidade de sol e calor da região e uma grande amplitude térmica, ou seja, grandes variações de temperaturas entre os dias e noites, o que favorece a produção da ponkan e resulta em coloração, sabor e uma doçura única à fruta.

A Ponkan de Cerro Azul, como é conhecida por todos, tem uma casca rugosa e fina que é fácil de descascar, o que a torna uma fruta prática e conveniente para consumo. Além disso, essa variedade de tangerina é rica em nutrientes como vitamina C, potássio e fibras, o que a torna uma opção saudável na alimentação.

A reconhecida doçura já é um dos trunfos na gastronomia, sendo utilizada na criação de sobremesas em cursos de graduação e pós graduação. Também pode ser processada na forma de suco e de óleo essencial.

A Ponkan pode ainda ser utilizada como ingrediente na fabricação de diversos produtos alimentícios como geleias, compotas, doces, sorvetes e iogurtes.

Selo Ponkan do Cerro Azul
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site

Manutenção dos sistemas dia 24/02

Teremos uma manutenção programada em nossa infraestrutura para melhor atendê-los.

Esta manutenção terá início às 07:00 do dia 24/02 e término previsto para às 14:00 do dia 24/02.

Durante este período alguns dos nossos Sistemas e o Portal do Sebrae/PR ficarão indisponíveis.

Contamos com sua compreensão durante este período.

Atenciosamente,
Equipe Sebrae/PR