Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro

ALTO TEOR DE MINERAIS E QUALIDADE DOS AÇÚCARES
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

MEL DE MELATO DE BRACATINGA DO PLANALTO SUL BRASILEIRO
ALTO TEOR DE MINERAIS E QUALIDADE DOS AÇÚCARES

O Mel de Melato de Bracatinga é obtido a partir da coleta, pelas abelhas, do melato das cochonilhas e que se alimentam da seiva da bracatinga, uma árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil.

Trata-se de um produto único, de excelente qualidade que apresenta teor de aminoácidos, ácido cítrico e principalmente teor de sais minerais superior ao encontrado no mel de origem floral, além de conter em sua composição menores teores de açúcares.

O mel passa por dois processos enzimáticos, o das cochonilhas e o das abelhas e assim ele não cristaliza como o mel comum e apresenta uma cor escura típica. Além disso, tem acidez mais elevada e é rico em potássio e o magnésio.

O Mel de Melato de Bracatinga é colhido das colmeias na sua forma natural, extraído dos favos e envasado tal como as abelhas o produzem. Por isso, sua qualidade está intimamente ligada ao meio geográfico que o originou.

O território denominado Planalto Sul Brasileiro abrange áreas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, sendo composta por 134 municípios. Ao longo de toda a área existem inúmeros bracatingais, especialmente em terras com altitude acima de 700 metros do nível do mar, onde o clima é classificado como temperado, chuvoso e constantemente úmido.

A árvore nativa Bracatinga (Mimosa scabrellaBentham) fornece néctar e pólen no fim do inverno e permite a produção de mel floral. Além disso, os bracatingais apresentam uma associação com a cochonilha, o que possibilita a produção extrafloral de mel de melato através dos exsudados desta associação.

A região do Planalto Sul Brasileiro possui características essenciais para a produção do Mel de Melato de Bracatinga, bem como para a garantia da qualidade do produto final.

O fator humano também é essencial para garantir a qualidade do produto. Cabe ao apicultor, valendo-se da sua capacidade de observação dos ciclos da natureza, fazer o manejo das abelhas no momento correto, ou seja, quando a cochonilha atinge a fase adulta e passa a produzir o melato, processo que acontece a cada dois anos.

O Mel de Melato e Bracatinga é exportado para a Alemanha desde 1980, tendo um grande salto nas exportações para esse país nos anos 2000. Isso levou ao aumento do reconhecimento da qualidade do produto. Em 2007, o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro recebeu a medalha de ouro no Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado na Austrália. O produto ainda foi reconhecido como o melhor do mundo em 2013, na Ucrânia, e em 2017, na Turquia.

A união de fatores geográficos e humanos faz do Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro um produto único e de qualidade reconhecida mundialmente.

 

Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site