Mel do Parque Iguassu Capanema

A principal característica do Mel de Capanema é a sua produção com pólen de flores do Parque Nacional do Iguaçu.
Tempo de leitura: < 1 minute

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

Compartilhe

MEL DO PARQUE IGUASSU
SUAVE, CLARO, VISCOSO E SABOROSO

A principal característica do Mel Parque Iguassu é a sua produção com néctar de flores do Parque Nacional do Iguaçu. As Abelhas produzem o mel com as floradas do louro branco, cambará, angico, canafístula e unha de gato, todas espécies nativas do Parque Nacional do Iguaçu. O mel produzido nessas áreas tem um sabor distinto e único, refletindo as diferentes fontes de néctar disponíveis.

Portanto, o mel tem coloração, textura e sabor diferenciado. O mel de louro branco, por exemplo, é suave, saboroso e com uma consistência diferente das demais regiões do Paraná.

A cidade de Capanema/PR é privilegiada. Localiza-se na região Sudoeste do Paraná, ao sul do Rio Iguaçu e faz fronteira com o Parque Nacional do Iguaçu, reserva florestal que é patrimônio da Unesco, em mais de 70km de divisa.

Essa região é reconhecida por sua rica biodiversidade, o que resulta em uma variedade de flores e plantas melíferas. Assim, possui floradas de diversas espécies nativas espalhadas por 185 mil hectares, sendo que a fauna e flora é riquíssima e impacta diretamente na produção de mel.

As abelhas Apis melifera, em sua maioria, produzem o mel e também têm um papel importante na polinização das lavouras no entorno e para a flora do parque.

Em áreas de preservação ambiental, a floração ocorre sem a interferência de produtos químicos agrícolas, o que pode contribuir para a produção de um mel mais puro e de alta qualidade.

Alguns méis produzidos em regiões com flora diversificada são conhecidos por suas propriedades medicinais. O mel da região do Parque Nacional do Iguaçu pode conter compostos benéficos, como antioxidantes e propriedades antibacterianas e devido às suas características aromáticas, também tem aplicação gastronômica.

Os produtores que estão organizados na Marca Coletiva estimam uma produção de 70 toneladas de mel em 2023.

Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Menu

Pesquise em nosso site