Bala de Banana de Antonina

A Bala de Banana é um produto legítimo de Antonina, cidade do litoral paranaense.
Selo Bala de Banana de Antonina
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

BALA DE BANANA DE ANTONINA
NATURAL, SAUDÁVEL E DOCE NA MEDIDA CERTA

A Bala de Banana é natural, adocicada, macia, com sabor único. Esse doce que resgata a memória da infância, é muito apreciado pelos turistas e conhecido pela sua qualidade e tradição.

A banana utilizada na produção do produto é a nanica, ou nanicão, do grupo cavendish. Para a produção da bala, devem ser utilizadas, preferencialmente, as cultivares produzidas no litoral do Paraná.

Para obter a bala é usada banana in natura. Após o processo de climatização, o fruto maduro é descascado e levado ao cozimento em tachos de inox por, aproximadamente, duas horas. O ponto da massa é definido pelo saber fazer de cada doceiro.

A massa descansa por um período mínimo de 24 horas e depois passa por um cilindro para atingir a espessura necessária para seu corte. As balas são passadas no açúcar e embaladas, tendo sua produção regulamentada seguindo padrões de qualidade e segurança.

 

Bala de Banana de Antonina

Terra das balas de banana, Antonina está localizada no litoral paranaense. Assim como ocorre em toda a região litorânea do estado, Antonina apresenta as condições ideais de clima e umidade para o cultivo da banana. Uma parte do que é produzido é utilizado como matéria-prima para derivados, incluindo as balas de banana.

Desde a década de 1970, Antonina produz o doce que se tornou símbolo e parte importante da economia do município.

Mesmo depois de décadas, a produção da Bala de Banana segue respeitando tradições familiares e o produto é feito de forma artesanal, ainda que com o auxílio de máquinas. O produto é fabricado por duas empresas e o volume de produção é expressivo, chegando a mais de 15 toneladas por mês.

A fama conquistada pelas Balas de Banana de Antonina, além de agregar valor ao produto, contribui com o desenvolvimento do litoral paranaense, ao proporcionar geração de trabalho e renda para a população.

As Balas de Banana são apreciadas desde a infância e são levadas como lembrança ou presente da região por turistas.

Há uma preferência por comprar as balas na região, pela história e cultura da cidade e pela tradição das famosas Balas de Banana, relacionando o produto com o turismo na região.

 

Selo Bala de Banana de Antonina
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site