Barreado do Litoral do Paraná

Sucesso no litoral do Paraná, Barreado é um prato legítimo da culinária paranaense
Selo Barreado do Litoral do Paraná
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

BARREADO DO LITORAL DO PARANÁ
IGUARIA GASTRONÔMICA, CARNE MACIA E SERVIÇO ÚNICO

O Barreado é uma iguaria feita à base de carne bovina cozida exaustivamente com condimentos, utilizando tradicionalmente como recipiente uma panela de barro hermeticamente fechada com goma de farinha de mandioca – técnica que inclusive batizou o prato. Passado um tempo mínimo de oito horas de cozimento após a fervura, é produzido resultado único, com a carne macia e desmanchando-se, devendo a mesma ser servida, usualmente, com farinha de mandioca branca e banana da terra.

Os restaurantes que tem a IG seguem requisitos para a combinação de ingredientes, modo de preparo, tempo e ritmo de cozimento e o serviço à mesa.

A região do Litoral do Paraná é formada por três municípios: Antonina, Morretes e Paranaguá. O Barreado é uma atração turística, servido de maneira tradicional e única no litoral e que permite o vivenciar de uma experiência gastronômica nos restaurantes da região.

O Barreado é preparado e degustado há mais de 200 anos no litoral paranaense. As cidades apresentam vários aspectos culturais comuns, tais como a culinária, os festejos carnavalescos e o fandango.

O Barreado teve origem nos Açores, em Portugal, mas já é degustado há mais de 200 anos nos municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá.

 

O prato era tradicionalmente preparado para situações festivas como casamentos, batizados, aniversários, festas religiosas e da comunidade. E com o tropeirismo, atividade essencial para o desenvolvimento da atividade econômica no Estado do Paraná, a importância e a tradição do produto foi fortalecida nos municípios.

O Barreado é considerado mais que uma iguaria, sendo um produto resultante da manifestação gastronômica da cultura da região, presente em diversas festividades, tendo adquirido o título de primeira Indicação Geográfica de serviço gastronômico do mundo.

Estima-se que sejam servidos entre 2,5 mil e 3 mil pratos, semanalmente, nos restaurantes com o selo.

Selo Barreado do Litoral do Paraná
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site