Vinhos de Bituruna

Bituruna é o maior produtor de vinhos do Paraná, o produto destaca-se pela coloração, aroma e qualidade.
Selo Vinhos de Bituruna
Tempo de leitura: < 1 minutos

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

VINHOS DE BITURUNA
CASCA DURA: UMA VARIEDADE PECULIAR COM AROMAS SURPREENDENTES.

Os Vinhos de Bituruna diferenciam-se por serem elaborados a partir de uma variedade conhecida como Casca Dura ou Martha. Uma uva rara que escolhe regiões com terroirs muito específicos e peculiares. Ela praticamente desapareceu de outras regiões brasileiras, se destacando em Bituruna por apresentar maturação e produção excelentes. Seus vinhos são diferenciados pelo aroma ímpar de flores e frutas tropicais, lembrando grandes vinhos aromáticos do mundo. Os vinhos da uva bordô também ganharam IP devido a sua maciez e alta coloração.

Além destes vinhos citados, Bituruna produz também vinhos finos das variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec e Moscatos. O destaque fica para vinhos que já foram premiados nacionalmente. Os sucos biturunenses produzidos exclusivamente com a uva bordô destacam-se pelo sabor adocicado e por serem muito tintos.

Vinhos de Bituruna

 

Em Bituruna, o cultivo de videira começou em 1935 com a imigração de italianos. Eles trouxeram sua paixão pelo vinho e plantaram mudas na região. Inicialmente, a produção era para consumo familiar, mas depois expandiu-se para a comercialização local. Em 2001, foi criado um Projeto Vitivinícola profissionalizando as vinícolas locais e a diferenciação dos vinhos começou a chamar a atenção.

O que décadas atrás se resumia a pequenos parreirais para produção de vinho para consumo próprio em Bituruna, hoje são toneladas de uvas colhidas anualmente por conta do clima favorável e da terra fértil do território biturunense. As características da região de altitudes elevadas, amplitude térmica, clima temperado e solos adequados proporcionam traços particulares aos vinhos produzidos.

Ao longo do tempo, Bituruna se tornou o maior produtor de vinhos do Paraná, recebendo em 2020 o título de “Capital Estadual do Vinho”.

 

A produção de Bituruna é composta por vinhos de alto padrão reconhecidos e premiados nacionalmente.

TERROIR: Região serrana com alta amplitude térmica.

Para além dos excelentes vinhos, as vinícolas da Rota do Vinho conservam antigos casarões e outras edificações que permitem aos visitantes um percurso histórico e cultural.

O vinho de Bituruna é apreciado tanto por consumidores locais quanto por turistas. Ele pode ser degustado em diversas ocasiões, como acompanhamento de refeições, momentos de lazer ou em eventos culturais. Além disso, a região promove festivais e eventos relacionados ao vinho, onde os visitantes podem desfrutar da variedade de vinhos produzidos em Bituruna. Desde os vinhos tradicionais aos vinhos premiados, dentro de cada garrafa de vinho há a dedicação e o zelo de pessoas esforçadas que sonham com o reconhecimento.

 

Selo Vinhos de Bituruna
Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site