Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná

CAFÉS ESPECIAIS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ ALTA DOÇURA, CREMOSIDADE, SABOR MARCANTE
Tempo de leitura: < 1 minute

Ebook da indicação

Veja catálogo digital

Compartilhe

CAFÉS ESPECIAIS DO NORTE PIONEIRO DO PARANÁ
ALTA DOÇURA, CREMOSIDADE, SABOR MARCANTE

O café em grão verde na região do Norte Pioneiro do Paraná é obtido das diversas variedades da espécie Coffea arabica, com alto potencial para a produção de cafés especiais.

Os Cafés apresentam atributos únicos onde se destacam: alta doçura, perfeito equilíbrio entre uma acidez cítrica e o corpo cremoso. Os sabores e aromas remetem a chocolate, caramelo, melaço, mel, doce de leite, floral cítrico e frutado, os quais resultam em uma bebida extraordinária. Qualidade comprovada pelas premiações de concursos nacionais e internacionais.

Os cafeicultores apresentam cuidado extremo em todas as fases da produção: no manejo da lavoura, passando pela colheita e processamento, nas formas “cereja natural” ou “cereja descascado”, livre de grãos estranhos ou prejudicais ao padrão desejado, até o armazenamento.

As características da qualidade da bebida proporcionada pelos cafés produzidos na região são objeto de provas constantes de avaliação através de análises sensoriais em laboratórios credenciados.

Café do Norte Pioneiro

A região abrange ao todo 45 municípios do Norte Pioneiro paranaense e conta com a participação ativa de aproximadamente mais de 120 produtores, sendo que 90% são de pequeno porte.

A região tem grande potencial para a produção de cafés especiais em função dos solos de origem vulcânica e do clima subtropical. A temperatura média anual varia entre 19º e 22°C, estando em uma área e transição climática com alta latitude, 23° S, e altitude acima dos 500 m. Estas características interferem na formação e maturação dos frutos, alterando as características intrínsecas do grão, possibilitando obtenção de variadas nuances de café, com potencial para os cafés especiais sendo cultivada exclusivamente a espécie Coffea arabica.

Soma-se, ainda, as propriedades bem estruturadas, solos férteis, topografia favorável, produtores capacitados, disponibilidade de técnicos e laboratórios qualificados, órgãos de pesquisa e extensão, corretores, cafeeiras e indústrias torrefadoras.

A maturação mais lenta resulta em cafés de sabores mais complexos e nuances aromáticas.

O terroir único, onde se destacam o clima subtropical e os solos vulcânicos, contribui para a formação de características sensoriais especiais nos grãos, como notas frutadas, florais e cítricas.

O Café do Norte Pioneiro do Paraná é frequentemente processado de forma cuidadosa e artesanal buscando realçar as características sensoriais dos grãos. O processamento adequado é essencial para garantir a qualidade final da bebida que apresenta uma ampla gama de sabores e aromas, acidez e corpo equilibrados e alta doçura natural dos grãos.

Assim, o Café do Norte Pioneiro do Paraná se destaca com atributos como alta doçura, corpo aveludado, agradável acidez cítrica, aroma que oscila entre chocolate, caramelo, melaço, doce de leite, floral cítrico e frutado, além de marcante sabor residual.

Essas características e diferenciais da região e dos cafés combinados tornam o Café do Norte Pioneiro do Paraná uma opção procurada por apreciadores de cafés finos que buscam uma experiência sensorial única e uma bebida de alta qualidade.

Compartilhe essa indicação:

Leia também sobre:

Pesquise em nosso site