Acessar Rápido:
-
Tipo de indicação geográfica:
Indicações Geográficas Depositadas - Em Análise pelo INPI
- APAM Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores
Ebook da indicação
Veja catálogo digital
Compartilhe
MEL DE PRUDENTÓPOLIS
SABOR DIFERENCIADO E CARACTERÍSTICO
O mel de Prudentópolis traz dois produtos: o mel de APis ( abelha africanizada com ferrão) e o mel de ASF ( abelhas nativas sem ferrão) Mandaçaia, Jataí dentre outras especies nativas deste bioma.
As cores dos méis são variáveis: de quase incolor até âmbar escuro conforme a florada disponível na época da colheita assim como a consistência, o mel das ASF tem concentração maior de umidade em relação ao mel de APis.
Os méis provém de floradas nativas da região rica em rios e córregos com suas matas ciliares preservadas e composta por inúmeras plantas floriferas.
Os produtores são na maior parte descendentes de ucrânianos trazendo consigo e mantendo a tradição de importantes produtores de mel.
O município de Prudentópolis, na região Centro-Sul do Paraná tem sua produção de mel desde a época da colonização do município, por volta de 1887, introduzida pelos primeiros imigrantes europeus. Estabelecera-se no município italianos, alemães, poloneses e principalmente ucranianos, que representam 70% da população, atraídos pelos aspectos físicos e pelo clima da região. Inserida no bioma Mata Atlântica, a cidade está entre cachoeiras, riachos e serras, possui 3 microclimas, alto índice de pluviosidade e é bastante irrigada. A qualidade do mel fez Prudentópolis fez a cidade ser reconhecida desde a década de 1980 como a “Capital do Mel”.
O Mel de Prudentópolis Valoriza as Abelhas Nativas Que Produzem Mel de Qualidade e Mais Saborosos
A região conta com uma diversidade de floradas inseridas em 3 microclimas e conta com a produção de meliponicultura de abelhas sem ferrão e brasileiras.
Mel da Agricultura Familiar
São mais de 1000 famílias produtoras em Prudentópolis que produzem mais de 500 toneladas de mel por ano.
- APAM Associação Prudentopolitana de Apicultores e Meliponicultores
- Telefones:
- (42) 99105-5110 Tarcizio Kraiczek