Erva-Mate São Matheus
Acessar Rápido:
-
Tipo de indicação geográfica:
Indicação de Procedência Registrada no INPI
- Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus
Ebook da indicação
Veja catálogo digital
Compartilhe
ERVA-MATE SÃO MATHEUS
SABOR AGRADÁVEL, LEVE E ÚNICO
As plantas de Erva-Mate (Ilex pararaguariensis) são de procedência nativa, ou seja, mantém a genética que é natural da região com sua anatomia, cor e sabor peculiar de São Matheus. A erva-mate é produzida com sustentabilidade, Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Fabricação (BPF).
São protegidos pela Indicação de Procedência vários produtos elaborados com a erva-mate: sementes de erva-mate; mudas de erva-mate; erva-mate cancheada; erva-mate para chimarrão, erva-mate para tererê e chá mate.
A região de São Matheus, uma das maiores produtoras do mundo, é composta por São Mateus do Sul, Antonio Olinto, São João do Triunfo, Rebouças, Rio Azul e Mallet. Nela a produção da erva-mate é realizada em ambiente parcialmente sombreado por mata nativa como a Araucária, Imbuia e Cedro. Essa integração garante a preservação do remanescente de Mata Atlântica de forma sustentável, tornando essas áreas viáveis para que produtores permaneçam no campo mantendo sua cultura e diferencial. Além disso, são utilizadas sementes de árvores nativas da região produzidas artificialmente em viveiros, e forma de cultivo com o espaçamento entre as árvores, nutrição do solo, e podas.
A região de São Matheus possui condições climáticas peculiares. O volume colhido a cada ano, em áreas de ocorrência natural da planta (ervais nativos), torna a região uma das maiores fornecedoras de erva-mate do país, respondendo por 14% da produção. Isso permite que o ambiente favoreça o desenvolvimento da atividade e é capaz de conferir tipicidade à erva-mate colhida e aos produtos elaborados.
Cabe notar que os efeitos do clima não se restringem à erva-mate, mas afetam também as outras espécies florestais, nativas da região. Assim, a interação entre clima, essas outras espécies e a erva-mate são fatores de grande relevância para a qualidade do produto.
Diferenciada pelo paladar suave, típico da região, e especialmente pelo sistema de produção, a erva-mate da região é cultivada historicamente em meio à floresta de araucária, de forma harmônica, que aliado às características de solo e clima locais, conferem ao produto um sabor leve, que agrada ao consumidor brasileiro e de outros países, como o Uruguai, onde ela é amplamente comercializada.
Em grande parte, consumida na forma de chimarrão e chás, a erva-mate é rica em antioxidantes e nutrientes com diversos benefícios para a saúde. Entre os seus benefícios estão aumentar a energia e o foco mental, melhorar o desempenho físico, ajudar a perder peso e reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar o sistema imunológico e diminuir o risco de doenças cardíacas.
- Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus
-
Endereço
Rua Paulino Vaz da Silva, 687 Sala 02 - CEP 83900-000 Centro São Mateus do Sul/PR
- Telefones:
- igmathesms@gmail.com
- (42) 98806-3936