Ah! As velhas promessas de Ano Novo. 2016 chega repleto de possibilidades e expectativas. Para a maioria de nós, quando chega o final de janeiro já nem lembramos mais quais eram nossas promessas. Agora, se nesse momento você está trabalhando para cumprir o que programou para 2016 nem precisa continuar lendo. Continue mantendo o bom trabalho! Se você sente que precisa de um empurrãozinho, não desanime, aqui vão alguns passos para fazer um ano diferente.
1. Defina o que você quer para este ano!
É preciso saber exatamente o que você quer conquistar para conseguir se planejar adequadamente, os seus objetivos devem ser descritos de maneira específica, mensurável (você deve ter como medir), deve ter um prazo (no máximo até o final do ano). Não defina mais do que 5 grandes objetivos. Seu cérebro vai acabar perdendo o foco.
2. Já definiu seus objetivos?
Ótimo então para cada um deles escreva as etapas que devem ser realizadas para alcança-lo. Uma dica muito legal para organizar os seus objetivos e as suas etapas é utilizar alguma ferramenta, a que eu uso é o Trello. Olha como fica fácil de visualizar:
3. Defina um cronograma: Viu como fica fácil de visualizar?
Agora seu planejamento começa a ganhar corpo. O que não pode acontecer é deixar que isto fique numa gaveta. Para que isto não aconteça precisamos definir um cronograma estabelecendo datas intermediarias para cada etapa. Se alguma estiver muito complexa, subdivida em duas, três ou quantas precisar, mas sempre com um prazo para cada uma.
4. Planejamento precisa ser controlado