Entenda o que é um plano de vendas bem estruturado, suas vantagens e algumas dicas para administrar com sucesso o seu!
O tema de hoje gira em torno da área comercial: você reconhece a importância de um plano de vendas?
Como ele afeta o desempenho da sua empresa? E quais ferramentas usar para criar um?
Continue aqui para descobrir mais!
Quando falamos de plano de vendas, estamos nos referindo a toda a parte do processo por trás de uma venda, desde a criação de metas até a definição de ações. É um planejamento com o objetivo de alavancar o faturamento da empresa, resolver obstáculos e otimizar seus recursos!
Desse modo, essa ferramenta se torna indispensável para alcançar novos níveis dentro do mercado, sendo fonte de forte desenvolvimento e novas oportunidades para a empresa em questão.
Plano de vendas: função principal
Essa ferramenta funciona como uma bússola para guiar a equipe na tomada de decisões sobre as ações dentro da área comercial, ou seja, primeiro se define onde queremos chegar e depois definimos como chegaremos lá. É isso que engloba o plano de vendas!
O processo estruturado dessa maneira, torna mais claro as atividades que deverão ser desempenhadas para se chegar no objetivo, exigindo uma visão sistêmica e um pensamento estratégico.
Três vantagens de um plano de vendas bem definido
1. A principal vantagem do plano de vendas é a que mais ajuda no crescimento da empresa: as taxas de conversão de leads aumentam!
Com uma boa prática definida, é possível converter mais leads em clientes, tornando maior o número de vendas fechadas. Temos esse resultado quando concentramos esforços em uma direção única!
Ao invés de utilizar a intuição, os vendedores devem usufruir de táticas específicas, como a análise de mercado e o desenvolvimento de personas para a administração do público-alvo, direcionando esforços para uma parcela do todo.
2. Outra vantagem muito explícita do plano de vendas é: a equipe que o conduz se torna mais focada e nos dá abertura para avaliarmos seu desempenho.
Pouco adianta buscar um objetivo se o time não está engajado em conquistá-lo, você concorda?
Portanto, quando alinhamos com a equipe, um é capaz de motivar o outro e tornar essa meta mais palpável e realista. Além disso, são esses momentos que nos mostram como anda a performance de cada indivíduo e o quanto é possível realmente subir o nível.
3. E, por último (mas não menos importante), o resultado físico: redução de estoques!
Notícia boa? Simm…outra vantagem é que, se o plano de vendas for realizado com cuidado e der certo, as vendas irão aumentar e os estoques diminuir!
O objetivo de todo e qualquer vendedor, não é mesmo?
Portanto, é aqui que o plano de vendas faz toda diferença. Quando consegue tornar possível o alcance de metas que antes eram apenas ideias no papel!
Algumas dicas para administrar o seu
Consulte seu time de vendas rotineiramente
Sua equipe será a ponte que conduzirá esses processos, portanto, é imprescindível ficar atualizado nessa questão.
Acompanhe de perto a produção do seu time, pois além de gerar mais engajamento, faz você estar mais presente na tomada de decisões e entender melhor o dia a dia desse setor!
E, eventualmente, ajudar a visualizar os mesmos problemas por outros pontos de vista.
Investindo em clientes fidelizados
No post anterior falamos sobre a importância da fidelização de clientes, e ela se encaixa bem aqui!
É muito mais fácil investir em clientes que já usufruem dos seus serviços e produtos do que angariar novos consumidores. Portanto, dê uma atenção especial a esses amigos que estão com você a algum tempo, eles podem ser grande fonte de retorno e base para um plano de vendas de sucesso!
Não esqueça de onde quer chegar
Um dos maiores problemas em empresas de todo porte é não dar seguimento ao plano definido no começo, como um ciclo que nunca se encerra.
Não cometa esse erro, se atente ao prazo das metas e leve a sério seu compromisso em alcançá-las!
Desse modo, seu time consegue visualizar em você motivação e convicção para executar com êxito as atividades em questão.
Além disso, muitas vezes deixamos prá lá o que achamos não ser possível ou palpável. Portanto, use da metodologia SMART quando for avaliar se o seu plano de metas é viável:
- Specific (Seu plano é específico?);
- Measurable (Seu plano é mensurável?);
- Attainable (Seu plano é atingível?);
- Relevant (Seu plano é relevante?);
- Time-bound (Seu plano é temporal?).
Com isso em mãos, a criação e administração de um plano de vendas se torna mais clara e de fácil compreensão. Esperamos ter ajudado e até a próxima!
Referências
https://www.agendor.com.br/blog/como-elaborar-plano-vendas-empresa/
Uma resposta
Agradeço por nos proporcionar informações tão valiosas e relevantes.