O marketing parou de vender para mulheres ou homens separadamente

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Resumo:
O próximo passo no marketing é parar de querer vender para as mulheres ou homens separadamente. As visões tradicionais de gênero estão na cultura da publicidade. Mas o marketing está mudando. Está surgindo um pelo mundo que não devemos estereotipar nada nem ninguém, não existe algo ou alguma coisa para homens ou mulheres, produtos, serviços, esporte, profissão devem ser ambos para homens e mulheres.

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O próximo passo no marketing é parar de querer vender para as mulheres ou homens separadamente. As visões tradicionais de gênero estão na cultura da publicidade. Mas o marketing está mudando. Está surgindo um pelo mundo que não devemos estereotipar nada nem ninguém, não existe algo ou alguma coisa para homens ou mulheres, produtos, serviços, esporte, profissão devem ser ambos para homens e mulheres.

Não estou me referindo ao feminismo, mas ao direito do ser humano de ser quem ele quiser, e usar o que ele quiser, comprar o que ele quiser independente do gênero.

A conversa sobre os estereótipos de gênero vem se tornando cada vez mais presente nos meios de comunicação, desde pequenos atos de auto expressão como Jaden Smith que se divertiu com a polêmica de estereótipos de gênero no anuncio da Louis Vuitton anúncio, quando o ator vestiu uma saia, e mostrou uma saia não dita sua masculinidade.

Foto: Jaden Smith na campanha da Louis Vuitton

E quando uma das maiores empresas do mundo, o Facebook, permitiu que os usuários escolhessem entre mais de 50 opções de gênero.

Isso tudo não é apenas uma fase do marketing: quase dois terços das pessoas entre 14 a 34 anos de idade no mundo ocidental dizem que estão empurrando os limites do que significa ser feminino e masculino e 50% deles acreditam que o gênero existe em um aspecto. Este ponto foi recentemente provado cientificamente (veja o artigo aqui): Existem várias maneiras de ser do sexo masculino e feminino… E a maioria destas formas estão completamente sobrepostas.

Em muitas áreas da cultura, as pessoas estão questionando abertamente os papéis socialmente condicionados que homens e mulheres desempenham, e contribuindo para mudanças positivas.

Nos últimos tempos tem havido inúmeras campanhas de marketing voltadas para a mudança das percepções da sociedade tanto de mulheres como de homens.

Quer vender mais? Acompanhe esta mudança cultural mundial e crie produtos ou serviços que não dependam de gênero e sai na frente do novo marketing.

Segue abaixo 8 anúncios que destroem completamente estereótipos de gênero:

Always

Propaganda do absorvente Always de empoderamento feminino. Porque devemos criar uma versão para ela de um produto?  A campanha #LikeAGirl passa a mensagem que as garotas podem desafiar estereótipos tradicionais.

Nike

Em algumas partes do mundo, o slogan da Nike, “Just Do It” (Apenas faça) é muito mais fácil ser dito que fazer. A Nike lançou uma campanha no oriente Médio em cima da frase: “O que eles vão dizer sobre você? ” O filme apresenta quatro mulheres do Oriente Médio que alcançaram sucesso pessoal em esportes competitivos e amadores, incluindo parkour, esgrima, boxe e patinação no gelo.

O filme mostra o tipo de questionamento e desaprovação das mulheres em realizar esta atividade. A campanha apoia cada atleta e compartilha sua experiência de continuar a seguir seus corações diante da crítica que se ouve repetidamente a pergunta da família e dos amigos: “O que eles dirão sobre você? ”

É o começo de uma viagem usando o esporte para tirar o gênero da equação, versus usá-lo como uma ferramenta combativa para combater a desigualdade.

Pot Noodle

A empresa Pot Noodle (tipo de miojo no copo) lançou recentemente um anúncio de TV chamado “You Can Do It” (Você pode fazer). Nos primeiros momentos da propaganda, os espectadores são atraídos para pensar que é a mesma velha história: Algum cara levanta peso e dá socos no ar, tudo na esperança de se tornar um campeão. No entanto, acontece que ele não é exatamente o campeão que você pensou que seria. Assista o vídeo.

Finish

Pode parecer surpreendente, e quase inconcebível de alguma forma, mas acho que a campanha da empresa finish “Acabe com os Pratos” poderia ser considerada uma das mais progressistas de gênero: ir além da questão de quem deve lavar os pratos e simplesmente passa a mensagem para ambos os sexos, sem esteriotipos.

A grande sacada deste novo marketing é falar com ambos os sexos igualmente, como seres humanos em primeiro lugar, seu sexo é irrelevante. A publicidade tem o poder de liderar a discussão para a igualdade.

Eu sou um ser humano. Mas meu gênero é apenas uma pequena parte de como eu me defino.

Para de tentar vender somente para homens ou mulheres, crie campanhas e produtos voltados para gostos e estilos e não estereótipos.


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