📊 Fevereiro de 2025 foi marcado por leve queda no Índice de Confiança dos MEIs, com recuo de 0,7 ponto em relação ao mês anterior. Mesmo assim, comparado a fevereiro de 2024, houve crescimento de 0,7 ponto, indicando uma confiança mais sólida no médio prazo. O Índice de Situação Atual caiu 2,6 pontos, enquanto o de Expectativas subiu 1,2 ponto — sinal claro de que o presente preocupa, mas o futuro ainda anima.
🧾 Os fatores que mais limitam o crescimento são custo financeiro (25,7%), demanda insuficiente (20,3%) e problemas financeiros (19,7%). Ainda assim, 93,5% dos MEIs declaram ter na atividade sua única ou principal fonte de renda, o que reforça o papel central do microempreendedorismo no sustento de milhões de famílias brasileiras.
📉 O indicador regional mostra variações significativas. O Nordeste teve o melhor desempenho mensal (+1,6 pt), enquanto Norte + Centro-Oeste e Sul recuaram (-1,9 pts). Já o Sudeste teve leve queda de 1,0 ponto. Apesar disso, a expectativa para o futuro subiu em todas as regiões, com destaque para o Norte + Centro-Oeste, que avançou 6,5 pontos em tendências de negócio.
🚪 Mesmo diante das adversidades, apenas 6,1% dos MEIs cogitam mudar de porte para MPE, enquanto 12,4% consideram encerrar o negócio. A taxa de intenção de crescimento ainda é tímida, mas a disposição para continuar mostra que, com apoio certo e acesso ao crédito, o setor pode virar o jogo.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.