A nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental cria um marco regulatório nacional que unifica regras antes dispersas entre estados e municípios. Entre os principais pontos está a definição de graus de impacto ambiental para diferentes tipos de atividade econômica — do insignificante ao significativo —, o que altera os critérios para a obrigatoriedade ou dispensa do licenciamento.
Um dos destaques da legislação é a possibilidade de licenciamento por adesão e compromisso, mecanismo que promete simplificar o processo para negócios de baixo impacto ambiental. Também estão previstas novas exigências para atividades com maior potencial poluidor, incluindo regras para compensação ambiental e reforço na fiscalização.
Para os pequenos negócios, a lei pode significar maior previsibilidade e redução de entraves burocráticos em projetos de ampliação, regularização ou abertura. No entanto, também exige atenção quanto ao enquadramento das atividades e à responsabilidade legal em caso de danos ao meio ambiente.
Empreendedores que atuam em setores como agropecuária, construção, indústria, energia, mineração e transporte devem acompanhar de perto a regulamentação nos estados. A nova legislação traz oportunidades, mas também riscos, exigindo informação, planejamento e suporte técnico especializado.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.