O Brasil se tornou destino prioritário de uma nova onda de investimentos chineses, com foco em energia limpa, tecnologia, mobilidade elétrica e infraestrutura. Ao todo, os aportes chegam a R$ 27 bilhões, envolvendo grandes grupos como BYD, Envision e outras multinacionais que atuam com soluções de energia e mobilidade sustentável.
Esses movimentos estratégicos estão alinhados à transição energética global e fortalecem o Brasil como plataforma de produção verde. O destaque vai para projetos como a produção de baterias SAF, veículos elétricos, energia solar e ampliação de portos. Essa movimentação reforça o papel do país nas cadeias globais e cria efeitos indiretos em diversas cadeias produtivas, principalmente nas regiões onde as fábricas estão sendo instaladas.
Para os pequenos negócios, surgem oportunidades reais: fornecimento de insumos, logística, manutenção, serviços técnicos especializados e tecnologia embarcada. Além disso, empresas que atuam com ESG, inovação e manufatura inteligente ganham visibilidade como parceiras estratégicas dessas grandes corporações.
Com uma China cada vez mais ativa no Brasil e uma agenda focada em energia limpa e inovação, o momento é ideal para mapear sinergias e posicionar o negócio dentro dessas novas cadeias de valor. Quem se antecipar pode transformar essas megaoperações em pontes reais de crescimento.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.