O Brasil encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 com um saldo expressivo na abertura de pequenos negócios. Foram mais de 1,8 milhão de novos registros, sendo que 77,4% correspondem a MEIs — um indicativo claro da força do microempreendedorismo como motor da economia.
O avanço é mais notável entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), que cresceram 28,1% frente ao mesmo período de 2024, enquanto as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) cresceram 20,5%. Estados como Piauí (+48,5%), Amazonas (+43,7%) e Paraíba (+40%) lideraram esse crescimento entre os MEIs. No caso das MPEs, Ceará (+76,5%), Amazonas (+49,7%) e Alagoas (+28,9%) se destacaram.
Entre os setores com maior número de novos negócios estão:
Serviços especializados para construção
Transporte rodoviário de carga
Atividades de publicidade
Alimentação e bebidas
Atividades de consultoria e ensino
As regiões Sudeste (49,7%) e Nordeste (19,4%) concentraram a maioria das novas aberturas. Os dados indicam uma retomada de confiança do empreendedor brasileiro, mesmo em meio a desafios econômicos, e reforçam a importância de políticas públicas e iniciativas de apoio ao pequeno negócio.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.