ATA 18ª Reunião do Fórum Origens Paraná

Aos vinte e três dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, no Palacete dos Leões em Curitiba , aconteceu a décima oitava reunião do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Paraná.
Tempo de leitura: < 1 minute

Fórum Origens Paraná

Ata da Reunião

Compartilhe

Informações sobre a Reunião

Compartilhe essa Ata do Fórum:

Leia também sobre:

Fórum Origens Paraná

Promovendo a Excelência Regional

O Fórum Origens Paraná é uma plataforma colaborativa dedicada à promoção e valorização das Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas no Paraná. Este fórum nasceu da união de esforços entre entidades públicas e privadas, grupos de produtores e outros stakeholders, com o objetivo de fortalecer a identidade regional e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A missão do Fórum é destacar a singularidade e qualidade dos produtos paranaenses através das IGs, ferramentas essenciais para diferenciar, inovar e aumentar a competitividade no mercado. As atividades do Fórum incluem a articulação de parcerias estratégicas, a promoção de práticas sustentáveis, a educação e conscientização sobre a importância das IGs, e o apoio ao desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

O Fórum Origens Paraná desempenha um papel crucial em elevar o padrão de qualidade e reconhecimento dos produtos do Paraná, contribuindo significativamente para a economia local, a preservação das tradições culturais e a promoção de um desenvolvimento regional mais equilibrado e sustentável.

O Paraná já tem uma Indicação de Procedência (IP)
“Cafés Especiais do Norte Pioneiro”

O projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro é a primeira Indicação Geográfica do Paraná e atua com base em quatro pilares: associativismo, produção, rastreabilidade e mercado.

Ao todo, abrange 45 municípios do Norte Pioneiro e conta com a participação ativa de aproximadamente 300 produtores, sendo que 90% desses são de pequeno porte.

O projeto possibilitou a criação de uma das maiores feiras de cafés especiais do Brasil. Além disso, também foram criadas uma associação – a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), que responde pela parte de articulação e política do projeto; e uma cooperativa – a Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), responsável pela comercialização do café.

O café do Norte Pioneiro já é exportado há 5 anos e, atualmente, a capacidade e a tecnologia de produção e colheita estão sendo aprimoradas com o objetivo de aumentar qualidade, agregar valor e atender a demanda em constante crescimento.

Menu

Ajuda

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Atendimento presencial de segunda a sexta, das 8h às 20h. Atendimento digital disponível 24/7.

Pesquise em nosso site