Como vender mais com Marketing Digital?

Tempo de leitura: 4 minutos

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Resumo:
o marketing digital é essencial para os negócios contemporâneos. Ele serve para divulgar seus produtos ou serviços, apresentar sua marca ao público, estreitar seu relacionamento com os clientes, elevar sua competitividade, construir sua autoridade, posicionar a marca e é claro, aumentar as vendas.

Proprietário da loja desenhando aberto no quadro-negro

Você sabia que, segundo o IBGE, cerca de 90% das residências brasileiras já estavam com acesso à internet em 2021? Esse número só tende a crescer ainda mais! Por isso é tão importante saber como vender mais com marketing digital.

Não é novidade que a pandemia elevou bastante o número de vendas online, que já vinha crescendo naturalmente. No Brasil, tivemos um aumento tão considerável que chegou a receber destaque mundial. 

Para você ter ideia, de acordo com um levantamento da Cupom Válido, nosso país está no topo do ranking de crescimento das vendas online em 2022. Segundo as pesquisas, a previsão é que o Brasil cresça quase 2 vezes mais do que a média mundial – chegando a ficar acima de países como Japão, EUA e França.

Tudo isso só prova o que já deveria ser óbvio para os empreendedores: o marketing digital é essencial para os negócios contemporâneos. Ele serve para divulgar seus produtos ou serviços, apresentar sua marca ao público, estreitar seu relacionamento com os clientes, elevar sua competitividade, construir sua autoridade, posicionar a marca e é claro, aumentar as vendas.

É exatamente sobre essa última vantagem que iremos falar hoje. Fique por aqui até o final para descobrir como vender mais com marketing digital de forma prática e estratégica. Vamos lá!

O planejamento estratégico vem antes de tudo

Muitos empreendedores acham que o marketing digital não funciona pois não conseguem resultados significativos. Contudo, um dos motivos para isso é a falta de direcionamento e estratégias eficientes. Afinal, não adianta jogar para todos os lados. É preciso levar em conta as características de seu negócio e de seu público-alvo.

Para dar o pontapé inicial em seu planejamento estratégico de marketing digital, é necessário definir a persona de sua empresa, que é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Responda às perguntas: qual é a faixa etária dela? Quais são seus hábitos digitais? Qual tipo de conteúdo ela mais consome? Quais redes sociais ela mais utiliza?

Tudo isso servirá como guia para você direcionar corretamente os seus esforços e assim atingir o maior número de pessoas possível. Será mais fácil identificar as redes sociais, a linguagem, a frequência e os tipos de conteúdo ideais para os usuários qualificados ao seu negócio.

Aproveite o Inbound Marketing

Uma das estratégias mais usadas do marketing digital é o inbound marketing (marketing de atração). Ele funciona a partir da relação do empreendimento com o usuário. Basicamente, é o público que vai até a empresa e não o contrário.

Para conseguir esse feito, é preciso construir sua autoridade sobre o segmento e passar credibilidade para as pessoas. A ideia é desenvolver um relacionamento de confiança mútua a partir da criação de diversos conteúdos. 

Isso nos leva ao marketing de conteúdo, que é o método usado para atrair o público com seus conteúdos. Ele costuma funcionar através de blogposts, ebooks, posts em redes sociais, e-mail marketing etc. 

Ao definir sua persona, você entende o que, como e por onde ela quer saber. Assim, é mais fácil produzir conteúdos que agreguem valor à vida do cliente, ajudando-o a entender seus problemas e como solucioná-los. O objetivo é guiar o usuário por uma jornada até a efetivação da venda.

No geral, essa jornada é marcada pelas fases típicas do inbound marketing: atrair, que é chamar a atenção com os conteúdos; converter, que é transformar os usuários em leads, ou seja, adquirir seus dados básicos; fechar, que é a venda em si; e encantar, que é a fidelização do cliente a longo prazo.

Capriche nas estratégias de SEO

Não tem como vender mais com marketing digital sem usar SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre). Essa técnica nada mais é do que um conjunto de ações de otimização para seus conteúdos. Ela serve para que a sua marca seja muito bem ranqueada pelos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Quantas vezes você usa o Google por dia? É exatamente pela quantidade de buscas realizadas ali que a posição de sua loja na página é tão importante. Quando o usuário digitar algo relacionado ao que sua marca oferece, o seu link aparecerá no topo e as chances de ser clicado são muito maiores. Isso se você souber como fazer um bom trabalho de SEO.

Existem diversas estratégias para o SEO de seus conteúdos funcionar efetivamente, ou seja, colocar sua loja no topo das buscas. Confira algumas das principais abaixo:

  • Utilizar palavras-chave qualificadas;
  • Produzir conteúdos originais e relevantes;
  • Usar links externos e internos em seus textos;
  • Desenvolver design responsivo e interface amigável;
  • Reduzir o tempo de carregamento de seu site;
  • Encurtar suas URLs etc.

Não ignore as redes sociais

Alguns gestores mais tradicionais ou introvertidos preferem não usar as redes sociais para elevar o alcance de sua marca. Entretanto, elas têm se mostrado uma forma muito eficaz de como vender mais com marketing digital. 

Isso não é achismo e não ocorre por acaso. Para você ter ideia, no Brasil, existem cerca de 171, 5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que equivale a quase 80% da nossa população! Imagina quantas pessoas você pode atingir ao postar conteúdos nas redes.

As mais populares são o Instagram, LinkedIn e Facebook. Além dessas, o Tik Tok e o Whatsapp também vêm crescendo rapidamente nas estratégias de marketing digital. Vídeos curtos, reels e stories são maneiras muito eficientes de alcançar o público, especialmente se você deseja atrair indivíduos mais jovens.

Além de anunciar e compartilhar conteúdos interessantes, as redes sociais servem muito bem como um meio de aprofundar a relação e melhorar a comunicação com os usuários. O engajamento é essencial nos dias de hoje!

Faça um bom uso do tráfego pago 

É possível usar as estratégias mencionadas ao longo do texto e conquistar um tráfego orgânico significativo. Entretanto, se quiser complementar e vender mais com marketing digital, você pode aproveitar o tráfego pago.

Ele funciona de formas diferentes, mas geralmente é a partir de campanhas de mídias pagas e links patrocinados. Basicamente, você paga uma quantia a alguma plataforma para ela destacar e impulsionar os seus anúncios.

Com o tráfego pago, você pode segmentar melhor e acompanhar com mais eficiência seus resultados de marketing digital, além de ter outras vantagens específicas que variam com a plataforma. Entre as principais, estão: Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads etc.

Tudo isso pode parecer coisa demais para a cabeça do empreendedor, certo? Mesmo com as dicas de como vender mais com marketing digital, ter que equilibrar essas estratégias com uma rotina agitada é difícil. Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto ou procurar conteúdos práticos sobre isso.

Felizmente, você também pode contar com o SEBRAE/PR para lhe ajudar nas estratégias de marketing digital, empreendedorismo, gestão e muito mais. Além dos nossos conteúdos regulares, temos outros materiais e serviços que podem ser cruciais para seu negócio. Confira abaixo!


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