Vencer soa como uma palavra muito ousada e considerando o número de novos negócios abrindo e fechando todos os anos, aqueles que não ousam e não investem energia, dinheiro e tempo em seus negócios podem acabar ficando para trás.
Por isso, separamos algumas dicas para você alavancar sua empresa e subir o nível para os seus concorrentes. Acompanhe nosso conteúdo a seguir!
- Como pesquisar concorrentes
Sem dúvida, o primeiro passo para pesquisar concorrentes é determinar o método de pesquisa. Ou seja, decida o que você levará em conta ao analisar empresas parecidas com a sua e depois separe um momento para buscar mais informações sobre essas companhias.
Crie um inventário com mais detalhes sobre o posicionamento dessas empresas, suas estratégias para lidar com clientes, localização, tamanho, história, erros, acertos etc.
Cada informação que você conseguir juntar sobre seu concorrente pode ajudar você a entender o que ele fez que deu certo e o que deu errado! Esses dados são muito valiosos.
- Analisando produtos e serviços
Outra maneira interessante de explorar melhor seus concorrentes é analisar diretamente os produtos e serviços que eles oferecem.
Você já se perguntou o que diferencia o seu produto quando comparado com o do seu concorrente? Às vezes, é apenas um detalhe que o coloca em um nível superior ao seu.
Busque exercitar uma visão crítica, mas sem influência pessoal. Analise e compare seus produtos sem envolver a sua vontade de sempre julgar o seu como sendo o melhor. Busque investir energia em descobrir diferenças que possam ser exploradas no futuro!
- Hora de explorar novas possibilidades
Flexibilidade é uma característica muito requisitada dentro de um mercado altamente competitivo, uma empresa que não se adapta conforme as mudanças e necessidades acaba ficando para trás.
Depois de conhecer seus concorrentes e catalogar produtos e serviços, é hora de começar a implementar mudanças em prol de um desempenho final melhor.
Se você já identificou seus acertos e erros, que tal aproveitar para desenvolver novas estratégias para mitigar esses erros? Crie um planejamento e comece a colocar em prática os insights que todo esse processo lhe rendeu.
- Como se destacar
Para alcançar um papel de destaque dentre todas as outras inúmeras opções, é necessário investir em melhorias constantes.
Após analisar seus concorrentes com bastante calma e implementar pontos de melhoria, não esqueça que a experiência de compra do cliente também é fundamental para manter todo o resto funcionando e, inclusive, pode ser capaz de te diferenciar.
Lembre que é o cliente que nos dá o veredito final. Sendo assim, analise sua comunicação e a forma pela qual seus clientes são atendidos, isso influencia muito a experiência e avaliação final.
- Monitorando indicadores
E por fim, para manter sua companhia sempre evoluindo e em constante desenvolvimento, não se esqueça de continuar monitorando constantemente seus resultados e processos.
Semanalmente ou mensalmente tire um tempinho para analisar os dados finais dos insights obtidos, aproveite para realizar uma vistoria sempre que julgar necessário e não deixe de investir em novas tecnologias e ferramentas de inovação, seu sucesso pode depender delas.
Confira o e-book ”Guia completo para aprender a lidar com concorrentes”, há diversas dicas sobre como se destacar no mercado dentre os concorrentes! O Sebrae também oferece cursos, artigos e soluções para ajudar a sua jornada e o seu negócio. Conte conosco para mais dicas.