Atividades permitidas

São muitas as atividades que se enquadram no regime MEI. Conheça.

Atividades Principais

Para tornar-se um microempreendedor individual é preciso se enquadrar em pelo menos uma das atividades permitidas. Clique aqui e confira a listagem completa.

Não são todas as atividades econômicas que qualificam um empresário para ser microempreendedor individual (MEI). Algumas profissões não podem ser enquadradas neste tipo de empresa e é preciso saber quais são antes de fazer a sua formalização.

Mesmo que você trabalhe por conta própria, fature no máximo R$ 81.000,00 por ano e não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular, é preciso verificar se o seu ramo pode ser enquadrado como MEI.

Aqui você também pode ver o que mudou nas atividades permitidas a partir de 2019. Foram excluídas aquelas que apresentam alguma periculosidade.

Os empreendedores desses segmentos poderão permanecer como MEI em 2019, mas a partir de 2020 deverão migrar para o regime de microempresa (ME).

É muito fácil fazer essa conferência. Confira a listagem completa aqui.

Atividades secundárias

O MEI pode ter mais de uma ocupação ou atividade econômica conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Além da atividade principal, o MEI pode registrar até 15 ocupações para suas atividades secundárias. A cada ocupação registrada será atribuído um código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Termo de Responsabilidade

MEIs estão dispensados de pedir autorização prévia para o início de suas atividades. Ao fazer a inscrição ou alteração cadastral no Portal do Empreendedor, MEIs devem declarar que têm conhecimento e aceitam os requisitos legais definidos pelo poder público para a realização da ocupação pretendida, através do aceite do Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento. 

Este termo passa a integrar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, gerado ao final da inscrição ou alteração, que é o único documento válido para comprovar a constituição da empresa como MEI, bem como da sua condição de dispensa de obter alvarás e licenças de funcionamento. 

Importante esclarecer que a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento não desobriga o/a MEI de cumprir com os requisitos estabelecidos pelo poder público relativamente ao funcionamento regular de sua atividade, compreendidos os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições ao uso de espaços públicos. 

Este conteúdo foi útil para você?

NESTE TEXTO:

Acesse também:
Compartilhe

Outros conteúdos

O que é MEI, quanto custa?

Direitos e deveres
do MEI?

Passo a passo para ser um MEI

Vida de MEI

O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem-vindo!

Crédito

O crédito não é formado apenas por oferta de recurso financeiro! Por isso, vamos entender como preparar-nos para acessar os recursos oferecidos por diversas instituições financeiras, o que elas avaliam e como devemos utilizar estes recursos. Bem-vindo a Comunidade CRÉDITO Sebrae!

Ainda precisa de ajuda e suporte?

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento 0800 570 0800

Entre em contato via Whatsapp, de segunda a sexta das 8h às 00h.

 Veja qual ponto de atendimento do Sebrae Paraná mais próximo de você.

Buscar