Governança do Projeto

Confira o comitê executivo de sustentabilidade do Sebrae no Paraná

Governança do Projeto

Confira o comitê executivo de sustentabilidade do Sebrae no Paraná

O próximo passo foi estabelecer condições para que o projeto funcione de forma transversal, ou seja, envolva todas as áreas do Sebrae no Paraná.

Para isso ser realizado de forma organizada foi estabelecida governança sob a forma de um Comitê Executivo de Sustentabilidade Interna.

Esse comitê foi inicialmente formado por 10 pessoas de 9 departamentos do Sebrae (2016), reunidos de forma a aportar no grupo todas as competências internas fundamentais para o suporte necessário ao desenvolvimento das ações.

A configuração inicial do comitê consistia das seguintes áreas: Administração, Gestão Estratégica, Financeiro, Jurídico, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia, Informática e Gestão de Produtos.

A partir de 2018 o Comitê Executivo de Sustentabilidade passou a ser integrado por uma pessoa de cada departamento ou Regional do Sebrae, contando atualmente com 18 pessoas.

Papel do Comitê Executivo de Sustentabilidade – CES

Sua formação multidisciplinar foi essencial para reunir em um único grupo as competências requeridas ao planejamento das ações do projeto e também contribuiu significativamente para facilitar a disseminação dos conceitos de Sustentabilidade em toda a organização.

Entre as principais responsabilidades do CES podemos destacar:

  • Identificar, avaliar e propor ações para composição do projeto anual de Sustentabilidade;
  • Articulação interna e engajamento de seu departamento nas ações;
  • Atuar como focal em sua equipe para a disseminação dos conceitos de Sustentabilidade e informações sobre as ações do projeto.

O Sebrae tem diversos escritórios em todo o estado do Paraná e constantemente amplia sua rede de atendimento por meio de novas parcerias locais, o que naturalmente gera por si só uma combinação muito grande de possibilidades de diferentes necessidades no que diz respeito às questões sócio-ambientais.

Diferenças entre legislações municipais (ex.: gestão de resíduos), serviços de coleta seletiva (nem todas as cidades já possuem essa facilidade) entre outros fatores, tornam necessário um olhar mais apurado para identificar situações que inviabilizem determinadas ações.

Em contrapartida, boas idéias surgem a todo momento e não podem ser desperdiçadas.

É nesse ponto que reside a importante tarefa de articulação do integrante do CES junto à sua equipe: estar sempre atento tanto às dificuldades quanto às oportunidades para rapidamente interagir com o restante do Comitê e propor alternativas visando viabilizar as ações ao mesmo tempo em que faça a informação fluir para que as boas idéias sejam rapidamente incorporadas ao processo, em uma melhoria contínua do projeto.

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