A história de Justina Fardo, que, com orientação do Sebrae/PR, transformou uma vinícola localizada em área sem tradição no ramo, em um destino alternativo de lazer surpreendente, apreciado por turistas das mais variadas origens.
O que começou como o sonho do marido Ambrósio se transformou em uma das vinícolas mais inovadoras do Paraná. Justina Fardo confessa que, no início, tinha suas dúvidas sobre o projeto da Vinícola Família Fardo, localizada às margens de uma rodovia movimentada em Quatro Barras, próxima a Curitiba. O primeiro vinho ficou pronto em 2009, mas a comercialização só começou mais de cinco anos depois. Nessa época, foram convidados a participar de um evento gastronômico do consulado italiano em Curitiba, e foi um sucesso. A partir daí, resolveram abrir uma loja na propriedade, já que seus vinhos não estavam à venda em lugar nenhum. Mas o movimento na loja deixava muito a desejar.
O grande desafio não era produzir, mas vender. Em um mercado paranaense acostumado com vinhos coloniais suaves e vinhos de qualidade importados, como convencer as pessoas a experimentar vinhos finos de uma vinícola local desconhecida? A virada veio quando Justina e Ambrósio perceberam que precisavam “trazer as pessoas para cá”, como coloca Justina. Transformaram a vinícola em um destino turístico, oferecendo não apenas degustação, mas uma experiência completa: visitas guiadas, harmonizações especiais, local para eventos, e até uma capela pitoresca, construída dentro de uma antiga pipa de vinho.
A inovação não parou por aí. A Família Fardo desenvolveu um aproveitamento integral da uva, criando produtos especiais como grappa e licores artesanais. Hoje, a Vinícola é reconhecida nacionalmente e foi a primeira do Brasil a receber o selo ESG, demonstrando seu compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade social. O que era um sonho se tornou um legado familiar sólido, provando que com determinação, inovação e as parcerias certas, é possível criar um negócio que vai muito além do lucro.
O momento decisivo para a profissionalização da Vinícola Família Fardo veio através da parceria com o Sebrae/PR. Por meio do programa Selo de Qualidade no Turismo, a Vinícola recebeu consultoria especializada para estruturar processos, definir missão e valores, e profissionalizar o atendimento ao público. Essa base sólida de gestão foi fundamental para que, anos depois, a empresa conquistasse o pioneiro selo ESG no setor vinícola brasileiro, tornando-se referência em enoturismo sustentável e recebendo visitantes do Brasil inteiro.
A jornada da Vinícola Família Fardo prova que, com persistência, estratégia e as parcerias certas, é possível superar obstáculos e alcançar conquistas. Justina e Ambrósio, com o Sebrae ao lado, continuam a construir seu legado, escrevendo a história de quem faz acontecer.
Quer transformar sua vida e abrir sua própria empresa? Entre em contato com o Sebrae Paraná:
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.