Alguns dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising – ABF sobre o setor de franquias em 2016 apontam que cresceu 9,2% no primeiro trimestre do ano, com um faturamento de R$ 31,3 bilhões. No ano passado, no mesmo período o faturamento havia sido de R$ 28,7 bilhões.
Alguns segmentos se destacaram em 2016 no setor de franquias:
- Alimentação – Crescimento de 14%
- Saúde, beleza e lazer – Crescimento de 14%
- Comunicação, informática e eletrônicos – Crescimento de 11%
Depois de ler sobre estas informações você chegou à conclusão que tem capital para investir, pretende abrir um negócio e está cogitando abrir uma franquia? Não importa que tipo de negócio você vai começar, a viagem do empreendedorismo é cheia de riscos e desafios.
Quer se trate de uma cadeia restaurante, um serviço de limpeza ou uma academia, a franquia é uma opção atraente para muitos empresários. Mas é a melhor escolha para você? Vamos te fazer 5 perguntas para te ajudar a decidir:
Eu quero trabalhar em um negócio pronto em vez de construir um do zero?
Alguns empresários querem desenvolver suas próprias ideias originais a partir do zero, iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado. Outros preferem tomar uma ideia de outra pessoa e crescer a partir daí.
Como franqueado, você está no negócio de crescimento de um negócio. Pode não ser necessário ter conhecimento do passado da indústria que você está entrando, mas é necessário seguir os sistemas implementados e dirigir em direção ao crescimento constante.
Estou disposto a seguir as regras?
Alguns empreendedores prosperar em perturbar o status quo e quebrar “as regras” da indústria para criar algo novo. Franqueados precisam somente aderir às diretrizes estabelecidas pela empresa proprietária da franquia. Você está disposto a executar um negócio de acordo com o sistema estabelecido? Você fica confortável com estruturas e regras?
Bons franqueados têm um conjunto de metas, necessidades e expectativas, e sabem como eles podem alavancar o negócio como um veículo para atender a essas aspirações.
Posso dar ao luxo de assumir alguns riscos e perdas financeiras iniciais?
Enquanto franquias já estabelecidas certamente fazer minimizar os diversos riscos inerentes ao empreendedorismo, não existe garantia de nenhum negócio de 100%. Os novos franqueados muitas vezes cometem o erro de acreditar que todo o risco foi “franqueado” fora do negócio e eles não vão falhar.
Franquias proporcionar segurança, a oportunidade ideal, orientação e muitos benefícios aos franqueados. Mas, no final, temos que sempre considerar o ponto de que podemos falhar.
Eu tenho um mentor de negócios que posso recorrer?
Como franqueado, você vai se beneficiar da formação e do apoio de sua controladora. Mas qualquer empresário, não importa o que a indústria ou tipo de negócio que ele ou ela está, deve ter um mentor de confiança ou treinador para contar com a ajuda e conselhos.
Um mentor pode ser uma grande caixa de ressonância e ajudá-lo a ver além de seus pontos cegos para desafiá-lo a olhar as coisas de uma perspectiva diferente.
Não tenha medo de pedir ajuda. Fale com o máximo de pessoas possíveis, faça pesquisas de mercado, converse com outros franqueados desta marca antes de tomar uma decisão.
O mundo dos negócios está cheio de más decisões e ideias de negócio mal planejadas. Se você já tem um negócio ou tem uma ideia de negócio e deseja receber orientações para viabilizá-la e crescer ainda mais ou se você tem experiência em trabalhar por conta própria e gostaria de transformar o seu negócio em um empreendimento lucrativo, competitivo e sustentável, o Sebrae pode te ajudar!