Transforme suas ideias em negócios de sucesso com o Canvas de Proposta de Valor

Tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios consolidados e bem-sucedidos é um desafio comum a quem deseja empreender. Por onde começar? Como desenvolver a ideia de modo que ela seja viável e tenha potencial para fazer sucesso com o público-alvo? Como se diferenciar da concorrência?

Tempo de leitura: 3 minutos

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Encontrar o equilíbrio entre o que os clientes desejam e o que as empresas oferecem é uma tarefa muito complexa para a maioria dos negócios. A ferramenta Canvas da Proposta de Valor é uma das maneiras de definir o posicionamento de mercado da sua empresa ou ideia de negócio para atender às necessidades do seu público.  

O Canvas de Proposta de Valor pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar você a responder essas e outras questões cruciais sobre seu novo negócio. Vamos falar sobre isso na sequência!

O que é o Canvas?

O Canvas da Proposta de Valor foi criado pelo empresário Alex Osterwalder ao observar a dificuldade de equilíbrio entre as necessidades dos clientes e os valores de sua marca. Osterwalder trabalhou em uma ferramenta para detalhar aspectos importantes dentro do perfil do cliente e a solução que a empresa tem a oferecer, criando o canvas como uma forma de facilitar a criação de produtos e serviços atraentes que os clientes desejam comprar. 

Com um modelo bem definido, você pode agilizar todo o processo estratégico, simplificar e padronizar a comunicação, aumentar a competitividade e trazer mais organização e objetividade para o seu negócio.

Por que utilizar o Canvas da Proposta de Valor? 

Criar um Canvas da Proposta de Valor é uma etapa importante para a criação de um modelo de negócios, auxiliando na tomada de decisão e posicionamento do produto e serviço de acordo com as necessidades do consumidor e entre as vantagens do modelo, estão: 

 ● Melhor compreensão do cliente: o fato de você começar analisando seu cliente faz com que você enxergue o ponto de vista dele;  

● Foco e direção de desenvolvimento de produto: você precisa ter certeza de que conhece seus pontos fortes para mensurar a urgência de novos recursos e melhorias do seu produto e serviço, ao conhecer sua proposta de valor se torna mais fácil colocá-la na direção certa;  

● Melhora o alcance de marketing: encontrar a mensagem certa para atrair novos públicos é a chave do sucesso que auxilia a descobrir como você deve abordar seus clientes e o que você pode prometer a eles;  

 ● Forte envolvimento do cliente: O foco na orientação para o cliente é essencial para envolvê-lo com sua marca e produto e através da ferramenta é possível vincular a identificação e o atendimento das necessidades permitindo que você se concentre nos elementos que os clientes mais valorizam, estabelecendo uma conexão com ele. 

Como estruturar o Canvas da Proposta de Valor?

O Canvas da Proposta de Valor pode ser usado quando há necessidade de refinar uma oferta de produto e serviço existente ou quando uma nova oferta está sendo desenvolvida do zero, essa proposta de valor é formada em torno de dois blocos de construção: o perfil do cliente e a proposta de valor da empresa, produto ou serviço. 

Sebrae/PR | Transforme suas ideias em negócios de sucesso com o Canvas de Proposta de Valor | image2

Perfil do cliente: 

● Entenda quais são os problemas que seu cliente deseja solucionar seus objetivos, desejos e expectativas.  

● Analise os ganhos com base nos benefícios e não apenas em relação aos lucros, mas o que os clientes consideram ganhos. Os produtos e serviços que geram mais valor são os que ajudam os clientes a resolverem problemas ou que cumprem as suas expectativas, então analise o que o cliente considera como benefício e utilize como um guia para o resultado. 

● Pense sobre as perdas como consequências ruins e obstáculos ou o que pode não ocorrer como o planejado sob o ponto de vista do cliente. 

Proposta de Valor: 

● O seu negócio se reflete nos objetivos do cliente? Liste todos os recursos, produtos e serviços que você fornecerá e concentre-se em como esses recursos ajudarão os clientes entendendo se a sua solução garante os resultados que eles esperam. 

● A sua solução corrige os defeitos que o cliente enxerga nas soluções concorrentes? Verifique se está oferecendo algo que atenda os critérios de sucesso do cliente e elimine o que ele considera como fracasso, obstáculos ou erros. 

Depois de listar as dores dos clientes, as expectativas e ganhos que eles esperam, você terá a chance de identificar o que precisa ser melhorado ou construído para criar um negócio com proposta de valor real. 
Você pode conferir como aplicar melhor essa ferramenta e baixar um modelo gratuito no Guia de Inovação do Sebrae Paraná, é só clicar no link abaixo. 


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