Encontrar o equilíbrio entre o que os clientes desejam e o que as empresas oferecem é uma tarefa muito complexa para a maioria dos negócios. A ferramenta Canvas da Proposta de Valor é uma das maneiras de definir o posicionamento de mercado da sua empresa ou ideia de negócio para atender às necessidades do seu público.
O Canvas de Proposta de Valor pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar você a responder essas e outras questões cruciais sobre seu novo negócio. Vamos falar sobre isso na sequência!
O que é o Canvas?
O Canvas da Proposta de Valor foi criado pelo empresário Alex Osterwalder ao observar a dificuldade de equilíbrio entre as necessidades dos clientes e os valores de sua marca. Osterwalder trabalhou em uma ferramenta para detalhar aspectos importantes dentro do perfil do cliente e a solução que a empresa tem a oferecer, criando o canvas como uma forma de facilitar a criação de produtos e serviços atraentes que os clientes desejam comprar.
Com um modelo bem definido, você pode agilizar todo o processo estratégico, simplificar e padronizar a comunicação, aumentar a competitividade e trazer mais organização e objetividade para o seu negócio.
Por que utilizar o Canvas da Proposta de Valor?
Criar um Canvas da Proposta de Valor é uma etapa importante para a criação de um modelo de negócios, auxiliando na tomada de decisão e posicionamento do produto e serviço de acordo com as necessidades do consumidor e entre as vantagens do modelo, estão:
● Melhor compreensão do cliente: o fato de você começar analisando seu cliente faz com que você enxergue o ponto de vista dele;
● Foco e direção de desenvolvimento de produto: você precisa ter certeza de que conhece seus pontos fortes para mensurar a urgência de novos recursos e melhorias do seu produto e serviço, ao conhecer sua proposta de valor se torna mais fácil colocá-la na direção certa;
● Melhora o alcance de marketing: encontrar a mensagem certa para atrair novos públicos é a chave do sucesso que auxilia a descobrir como você deve abordar seus clientes e o que você pode prometer a eles;
● Forte envolvimento do cliente: O foco na orientação para o cliente é essencial para envolvê-lo com sua marca e produto e através da ferramenta é possível vincular a identificação e o atendimento das necessidades permitindo que você se concentre nos elementos que os clientes mais valorizam, estabelecendo uma conexão com ele.
Como estruturar o Canvas da Proposta de Valor?
O Canvas da Proposta de Valor pode ser usado quando há necessidade de refinar uma oferta de produto e serviço existente ou quando uma nova oferta está sendo desenvolvida do zero, essa proposta de valor é formada em torno de dois blocos de construção: o perfil do cliente e a proposta de valor da empresa, produto ou serviço.

Perfil do cliente:
● Entenda quais são os problemas que seu cliente deseja solucionar seus objetivos, desejos e expectativas.
● Analise os ganhos com base nos benefícios e não apenas em relação aos lucros, mas o que os clientes consideram ganhos. Os produtos e serviços que geram mais valor são os que ajudam os clientes a resolverem problemas ou que cumprem as suas expectativas, então analise o que o cliente considera como benefício e utilize como um guia para o resultado.
● Pense sobre as perdas como consequências ruins e obstáculos ou o que pode não ocorrer como o planejado sob o ponto de vista do cliente.
Proposta de Valor:
● O seu negócio se reflete nos objetivos do cliente? Liste todos os recursos, produtos e serviços que você fornecerá e concentre-se em como esses recursos ajudarão os clientes entendendo se a sua solução garante os resultados que eles esperam.
● A sua solução corrige os defeitos que o cliente enxerga nas soluções concorrentes? Verifique se está oferecendo algo que atenda os critérios de sucesso do cliente e elimine o que ele considera como fracasso, obstáculos ou erros.
Depois de listar as dores dos clientes, as expectativas e ganhos que eles esperam, você terá a chance de identificar o que precisa ser melhorado ou construído para criar um negócio com proposta de valor real.
Você pode conferir como aplicar melhor essa ferramenta e baixar um modelo gratuito no Guia de Inovação do Sebrae Paraná, é só clicar no link abaixo.