Broas de Centeio de Curitiba
Acessar Rápido:
-
Tipo de indicação geográfica:
Indicação de Procedência Registrada no INPI
- SIPCEP - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná
Ebook da indicação
Veja catálogo digital
Compartilhe
Broas de Centeio de Curitiba
As Broas de Centeio de Curitiba são pães, obtidos de uma combinação de farinhas de centeio e trigo, adicionados de água e sal, resultantes do processo de fermentação e cocção, podendo ou não conter outros ingredientes como açúcares, gorduras e fermento biológico, e podendo apresentar diversos formatos.
Região Curitiba
Desde a sua origem, as Broas de Centeio de Curitiba serviram como alimento para os colonos originários da Europa-central que se assentaram nesse território no final do século XIX, alemães, poloneses, ucranianos, que formaram colônias, atuais bairros da capital.
Transformaram-se num produto de consumo básico para a população durante a primeira metade do século XX, e viraram um cartão de visita da cidade. Há relatos que foram oferecidos a visitantes ilustres, entre outros, o Imperador do Brasil Dom Pedro II no século XIX e o próprio Papa João Paulo II no século seguinte.
Esse patrimônio imaterial curitibano; com significados culturais, processos de produção e de consumo claramente definidos, está vinculado a esse território há mais de cento e cinquenta anos. A região engloba os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais e Piraquara.
Diferentemente de outras localidades do interior do Paraná, que também receberam colonos de origem centro-europeia, as Broas de Centeio de Curitiba, definiram as suas características como receita e transcenderam as origens das coletividades étnicas imigratórias e seus descendentes, ganhando um espaço na mesa de todas as classes sociais.
Mesmo sendo um produto tradicional, as broas de centeio de Curitiba passaram por transformações. Durante mais de um século e meio, as receitas e processos de produção se adaptaram à disponibilidade de farinhas, fermentos, às alterações nos processos de produção de pão, à legislação e às demandas dos consumidores.
Estas broas são produzidas até hoje nos lares e nas padarias, algumas delas centenárias, e consumidas nos restaurantes e bares da cidade como ingrediente fundamental da Carne de Onça, iguaria conhecida na cidade com esse nome desde a década de 1930.
Estes pães centenários, além de serem economicamente relevantes para o setor de panificação de Curitiba, representam um elemento cultural imaterial notório e permanente da identidade gastronômica da cidade. Eles fazem parte do imaginário coletivo e da identidade dos habitantes, atendendo também à crescente demanda do público por produtos saudáveis e produzidos localmente.
- SIPCEP - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná
- Telefones:
- +55 (41) 99503-0384
-
Email:
sipcep@sipcep.org.br
-
Informações Extras:
Onde você pode comprar as Broas?
Muita gente costuma fazer broas em casa, mas se você não tem tempo para isso ou está visitando a cidade, seguramente poderá compra-las em muitas padarias.
A diferença entre as broas produzidas por nosso grupo é que são fruto do compartilhamento das técnicas, receitas e critérios de qualidade que garantem a continuidade do saber fazer deste pão tradicional. Isto se dá através da participação das padarias nos treinamentos organizados pelo SIPCEP.
Veja quais estabelecimentos já participaram destes treinamentos: