Mercados empresariais

Mais conhecimento, mais network, mais mercados.

O que é o Mercado Empresarial?

É um projeto do Sebrae PR que tem a missão de mobilizar e preparar empresários e empresas para ampliar seu desempenho, ter acesso a novos mercados no Brasil e no exterior, com novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico. Acreditamos que o acesso a informações, o benchmarking e a cooperação são fatores decisivos e o SEBRAE PR pode ajudar.

Proposta de Valor:

Transformar a realidade dos clientes, impulsionando a capacidade de realizar vendas e negócios entre empresas, promovendo o crescimento e o desenvolvimento, atuando no ambiente em que as empresas operam, interagem e competem para venda de produtos, serviços e onde que ocorrem as transações comerciais.

Expandir o acesso a mercados nacionais e internacionais, por meio de rede de relacionamento colaborativa e apoio de negócios especializado, fomentando a inovação aberta, a sustentabilidade, competitividade e o encadeamento produtivo.

O mercado empresarial é o ambiente dinâmico onde empresas de variados portes e segmentos operam, interagem e competem para comercializar seus produtos e serviços. Este mercado abrange desde grandes corporações até pequenas e médias empresas, além de empreendedores individuais, todos contribuindo para a diversidade e competitividade do setor.

 

No âmbito do mercado empresarial, os atores são divididos em dois grupos principais: os que operam no país e os que atuam no exterior. No cenário nacional, encontra-se uma gama de atores, incluindo grandes corporações, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais. No cenário internacional, estão as empresas multinacionais, empresas de exportação e importação e aquelas que operam em mercados exteriores.

Desafios do Mercado Empresarial:

No mercado interno, os cinco principais desafios enfrentados pelas empresas são:

1. Concorrência intensa, que exige diferenciação e inovação constante. 

2. Cumprimento de regulamentações governamentais, que podem ser complexas e mutáveis. 

3. Adaptação às rápidas mudanças tecnológicas. 

4. Gestão de recursos humanos, especialmente a atração e retenção de talentos em um mercado competitivo.

5. Pressão para operar de maneira sustentável, o que pode exigir mudanças significativas nas operações das empresas. 

No contexto de vendas e exportações, os desafios podem incluir:

1. Barreiras comerciais, como tarifas e quotas. 

2. Diferenças culturais que podem afetar a percepção e uso dos produtos em diferentes mercados. 

3. Flutuações cambiais que podem afetar a rentabilidade das exportações. 

4. Gestão complexa e desafiadora da logística e da cadeia de suprimentos em um contexto internacional. 

5. Necessidade de garantir que os produtos estejam em conformidade com as regulamentações do país de destino, o que pode ser particularmente desafiador em mercados com regulamentações rigorosas.

A Importância do Mercado B2B

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Comércio Exterior

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Agentes Brasil

Apoio aos coordenadores setoriais e gestores no desenvolvimento e execução de ações de acesso a mercado no Brasil e no Exterior, atuando como apoio técnico especializado e no provimento de redes e profissionais habilitados no estado, pais e exterior.

Atuação para aproximar micro e pequenas empresas (MPEs) de potenciais compradores, promovendo oportunidades de geração de novos negócios, aquisição de novos clientes, prospecção de mercados e reposicionamento de produtos em novos mercados no Brasil.

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Conexões Corporativas

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Inteligência de Dados

Coordenando a iniciativas de Encadeamento Produtivo (EP), Inovação Aberta, Modelagem, Plataforma Conexão Digital, Encadear e Conexões Corporativas, atuar junto as regionais e coordenações para potencializar e fomentar as políticas das grandes empresas para que as pequenas sejam inseridas ou melhorem seu desempenho na cadeia de valor.

Impulsionar o desempenho e a eficácia das equipes, consultores regionais e coordenadores, por meio do provimento estratégico de dados e informações para seus clientes. Fornecimento de dados estruturados, informações técnicas especializadas e suporte analítico para superar desafios no entendimento dos mercados, identificação de espaços de atuação comercial, gestão de negociações complexas e condução de estudos de viabilidade iniciais.

O mercado empresarial, é associado ao ambiente B2B (Business-to-Business), onde as transações ocorrem principalmente entre empresas. Essas operações tendem a ser mais complexas e de maior valor em comparação com as transações B2C (Business-to-Consumer), envolvendo múltiplos pontos de contato e processos de decisão mais longos. No entanto, o mercado empresarial também pode envolver transações B2C, dependendo do tipo de produto ou serviço que a empresa oferece. 

Clientes Foco e Prioritários

As coordenações da UCS e escritórios regionais são os clientes foco e prioritários. Sob demanda, as Federações Empresariais e Programas de Mercado do Governo do Estado do Paraná também são clientes a serem atendidos. Coordenações e áreas Sebrae PR que serão atendidas prioritariamente:

Atuação Complementar

Atendimento Interno
Atendimento Externo

Relacionamento, organização, atendimento e gestão dos projetos e clientes

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Relacionamento, prospecção e gestão de carteiras de potenciais compradores no Brasil e Exterior

B2B
Coordenção de Mercado

Coordenações Setoriais;
Escritórios Regionais;
Federações Empresariais.

Rede de Credenciados no Paraná;
Rede de Agentes de Negócios no Exterior.

O processo de atuação envolve várias entidades e funções, incluindo as regionais do Sebrae PR, federações empresariais e coordenações setoriais, bem como a coordenação de mercado empresarial.

Em parceria com diversas instituições, o Mercado Empresarial busca fomentar a inovação em negócios, a sustentabilidade e a competitividade. Nosso objetivo é auxiliar empreendedores a tomar decisões estratégicas, analisando as opções de expansão e escolhendo aquela que melhor se adequa às suas capacidades e objetivos.

O Mercado Empresarial engaja a empresa ao mercado com vários projetos segmentados como rodadas de negócios, missões internacionais e projetos focados na abertura de novos mercados nacionais como o Comércio Brasil, Paraná Mais Negócios e o Programa Clube de Negócios Sebrae.

Conheça a Atuação no PR

O Mercado Empresarial engaja a empresa ao mercado com vários projetos segmentados como rodadas de negócios, missões internacionais e projetos focados na abertura de novos mercados nacionais como o Comércio Brasil, Paraná Mais Negócios e o Programa Clube de Negócios Sebrae.

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ABRANGÊNCIA

Programa Conexões Corporativas

O Conexões Corporativas é um projeto do Sebrae que promove a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios de forma sustentável nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos e mutuamente atraentes. Aqui estão alguns tópicos sobre o programa: – O projeto representa um conjunto de iniciativas que podem ser executadas para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade de todos os atores envolvidos.

As estratégias do projeto estão apoiadas em quatro dimensões: Performance, Diferenciação, Inserção e Projeção. – Os três pilares do projeto são: Competitividade, Sustentabilidade e Inovação. – O projeto tem 457 grandes empresas parceiras, 135 mil pequenos negócios atendidos, 316 milhões de reais investidos e 8,7 bilhões de reais em negócios gerados. – O Encadeamento Produtivo é uma estratégia utilizada pelo Sebrae desde 1994 para aumentar a competitividade, cooperação, competência tecnológica e de gestão das empresas por meio de relacionamentos cooperativos

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Mais informações, ligue 0800 570 0800, ou
envie-nos um email em cagronegocios@pr.sebrae.com.br

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