Marketing Digital: Como Planejar, Ideias de Editoriais e Cronograma Mensal

Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhe

Resumo:
No universo do marketing digital, as possibilidades para expandir sua presença no mercado, estreitar laços com os clientes existentes e conquistar novos são infinitas. Neste guia, vamos te mostrar 3 elementos de que você precisa para criar e executar ações de marketing no seu negócio: um plano de marketing, um conjunto de temas de interesse, e um cronograma de conteúdos.

1. Criando o Plano de Marketing

Antes de partir para a criação de campanhas e conteúdos, você deve ter clareza a respeito do que pretende alcançar com elas, e que pessoas você pretende alcançar.

1.1 Defina seus Objetivos: 

O primeiro passo é estabelecer objetivos claros e mensuráveis para o seu negócio. Defina metas específicas (ex.: aumentar o faturamento em X%, ou lançar um novo produto), para que você possa direcionar seus esforços e medir o desempenho das ações.

1.2 Conheça seu Público-Alvo:

Entender quem é sua audiência é fundamental para direcionar suas estratégias de marketing. Analise as necessidades, desejos e comportamentos de seus clientes ideais. Aproveite também para observar as ações de seus concorrentes e aprender com suas experiências.

2. Reunindo Ideias de Conteúdo:

O conteúdo de qualidade é uma das chaves para você se conectar com seu público-alvo e expandir sua presença por meio do marketing digital.

2.1 Identifique temas e tópicos relevantes:

Com base nos objetivos definidos e na pesquisa sobre o público-alvo, identifique os temas e tópicos de conteúdo que combinem com sua audiência e estejam alinhados com sua estratégia de marketing.

2.2 Pesquise por assuntos específicos:

Explore diversas fontes para reunir ideias de conteúdo, como:

  • Perguntas frequentes dos clientes;
  • Notícias sobre tendências do mercado;
  • Ferramentas de análise de palavras-chave;
  • Grupos e perfis de redes sociais ligados ao seu nicho.

Mais uma vez, não hesite em buscar inspiração em seus concorrentes e em outras empresas do segmento em que você atua.

2.3 Defina os formatos de conteúdo:

Experimente uma variedade de formatos de conteúdo, como artigos de blog, posts em redes sociais, vídeos, podcasts e infográficos. Comece com os formatos mais simples e ajuste sua abordagem com base nos resultados obtidos.

3. Montando o Cronograma Mensal:

Agora que você tem clareza em relação aos seus objetivos e ao seu público-alvo e reuniu uma coleção de temas pertinentes, é hora de organizar tudo e começar a produzir.

3.1 Distribua os temas ao longo do mês:

Divida os temas em categorias e distribua-os ao longo do mês. Defina os dias e horários específicos para a publicação de cada tipo de conteúdo (ex.: às quartas-feiras, falar sobre um produto/serviço). Considere a sazonalidade dos temas ao longo do ano, levando em conta datas comemorativas e épocas comerciais.

3.2 Use ferramentas de organização:

Ferramentas como calendários online ou planilhas para registrar todas as informações do seu cronograma, incluindo datas de publicação, temas, tipos de conteúdo e quem serão os responsáveis pela criação e publicação.

3.3 Monitore e ajuste conforme necessário:

Acompanhe regularmente o desempenho do seu conteúdo e faça ajustes no cronograma quando for preciso – por exemplo, se perceber que determinado tipo de tema não dá bons resultados, troque por outro. Analise as métricas de engajamento e certifique-se de que seus objetivos de marketing estão sendo alcançados (lembra das metas que falamos na seção 1?).

Seguindo esses passos e adaptando as dicas à realidade do seu negócio, você vai fortalecer sua estratégia de marketing digital e avançar na sua jornada empreendedora!


Compartilhe

Temáticas do artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você possa gostar:

Conheça também

Ou navegue pelos nossos conteúdos gratuítos

Menu

Conta Sebrae/pr

Acesso à conta e cadastro estão temporariamente desativados.

Pesquise em nosso site

Manutenção dos sistemas
Do dia 12/07/2024 a 14/07/2024

Teremos uma manutenção programada em nossa infraestrutura para melhor atendê-los.

Esta manutenção terá início às 19:00 do dia 12/07/2024 e término previsto para às 18:00 do dia 14/07/2024.

Durante este período algumas funcionalidades do Portal do Sebrae/PR ficarão indisponíveis, como download de materiais, acesso a conta e outros sistemas e serviços do Sebrae/PR.

Contamos com sua compreensão durante este período.

Atenciosamente,
Equipe Sebrae/PR