Sabe quando você se sente tão perdido, com tantas demandas, que não sabe nem por onde começar? Quando um líder completa sua equipe, ele não deve apenas entregar tarefas para o seu time sem pensar no resultado, isso acaba com a ideia de processos organizados e facilita o atraso de metas que deveriam ser cumpridas no prazo.
Para evitar esse tipo de deslize, vamos utilizar 3 estratégias principais, seguem abaixo:
1. Entendendo o que cada um faz de melhor
Quando prestamos atenção aos dons naturais de uma pessoa, conseguimos designar para ela a atividade que mais se encaixa com seu ritmo de trabalho, ponto crucial na delegação de tarefas.
Algumas pessoas têm mais facilidade com números, outras, com recursos humanos, e assim por diante, por isso, algumas tarefas são entregues de uma maneira melhor se feitas de determinada forma. Observe as pessoas que trabalham do seu lado, em qual momento elas demonstram mais facilidade?
Analise e adeque conforme julgar necessário, converse com seus colaboradores e entenda suas personalidades, montando um encaixe para cada um.
2. Eficiência: a importância de prazos e metas bem definidos
O segundo passo na delegação de tarefas de forma eficiente é a criação de prazos e metas reais, tangíveis e possíveis, isso serve para orientar a equipe e manter em mente o destino final, garantindo clareza no processo além de que sua equipe sentirá que possui maior controle sobre o prazo das entregas, isso gera mais segurança e confiança.
Portanto, crie o hábito de manter seu time atualizado acerca do andamento das atividades. Reuniões semanais ou mensais são uma ótima estratégia para administrar bem o relacionamento, como um time!
3. Hora de acompanhar os resultados
Não basta apenas colocar tudo isso em prática…se não acompanhamos os resultados, você concorda? Feedbacks são muito importantes, para ambos os lados. Dessa forma, também é importante torná-los parte da entrega final de um projeto! Discuta a respeito das estratégias usadas: quais funcionaram e quais ainda precisam de melhora? Quem gostou da nova atividade e quem prefere a anterior? Faça uma análise detalhada dos pontos fortes e fracos; assim, você irá conhecer seu time ainda mais e entender o que precisa mudar da próxima vez!
Mão na massa!
Hora de colocar em prática o que discutimos aqui! Faça isso quando estiver com calma e tempo, é importante analisar essa nova organização com a cabeça leve para evitar equívocos.
Teste as possibilidades e escreva todas as suas ideias: quem ficará com qual atividade; quais demandas irão mudar… Também é interessante fazer isso de tempos em tempos, até se tornarem rotina.
Conte com o Sebrae para te auxiliar na sua empresa e jornada empreendedora!
Uma resposta
Ótimo conteúdo dicas certeiras