como Victor e João usaram dados para atualizar a empresa criada pelo avô em Paranacity
Os irmãos transformaram um legado de 40 anos em case de sucesso, profissionalizando a gestão e influenciando na conquista da primeira Indicação Geográfica para urucum no Brasil.
Depois de se formar em Agronomia e ganhar experiência profissional fora, Victor Lopes sentiu o chamado de volta para Paranacity, sua cidade natal. Ali esperavam por ele sua filha, que acabara de nascer, e o legado da família, um negócio de urucum cultivado com paixão e trabalho por seu avô, seu pai e seu tio por mais de quatro décadas. Mas como trazer inovações e modernizar processos sem descaracterizar a tradição ou, mais importante, sem gerar conflito com quem dedicou a vida a construir aquela empresa? Esse era o grande desafio que Victor tinha pela frente: honrar o passado enquanto construía o futuro.
Victor logo percebeu que a chave não estava em impor novas ideias, mas em apresentar fatos. Com apoio do irmão (que é médico veterinário e que pela tradição da família, por ser o primogênito, também se chama João, como o avô), ele começou por onde ninguém media: a gestão de custos. Fazendo um trabalho minucioso de levantamento de dados, transformando informações dispersas em indicadores claros, eles foram coletando e apresentando os resultados. Sem desafiar a posição do avô, construíram credibilidade e autonomia, mostrando que a modernização poderia andar lado a lado com a experiência.
A jornada de Victor e sua família ganhou um impulso essencial com a parceria do Sebrae/PR. Os cursos de gestão e consultorias foram cruciais para aperfeiçoar os processos que os netos do “Seu” João já haviam iniciado. Essa profissionalização permitiu não apenas otimizar a produção e a organização interna, mas também abrir caminho para um reconhecimento histórico: a Indicação Geográfica do Urucum de Paranacity – que também é a primeira IG para urucum no Brasil. O Sebrae ajudou a transformar o conhecimento empírico em estratégia de mercado e valorização do produto.
Resultado de tanta dedicação, planejamento e parceria, esse selo não apenas valoriza o produto e a região, mas consolida o negócio da família Lopes como referência nacional em qualidade e origem. A história de Victor, de seu irmão, (e também de seu pai e seu tio falecidos, mas que também trabalharam na empresa) e de seu avô prova que a sucessão familiar, quando bem planejada e com o apoio certo, pode não só preservar um legado, mas elevá-lo a um novo patamar de sucesso e reconhecimento.
A trajetória da Família Lopes e do Urucum de Paranacity é um convite para você também olhar para o seu negócio familiar com um novo olhar. Com persistência, estratégia e as parcerias certas, é possível inovar, crescer e construir um futuro promissor, com união e harmonia.
Quer transformar sua vida e abrir sua própria empresa? Entre em contato com o Sebrae Paraná:
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.