Tudo começou quando ela acessou o site do Sebrae/PR. Encontrou caminhos para a organização financeira, apoio para a formalização, cursos de especialização e consultorias. E acabou em 1º Lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, como MEI.
Aline Lopes, do Ateliê Aline Attrativa, é MEI e hoje tem uma funcionária.
Aline Lopes Batista de Faria iniciou sua jornada empreendedora em 2014, diante de uma necessidade familiar: “precisei sair do emprego CLT para cuidar da minha filha e pagar minhas contas”, relembra. A saída? O talento que cultivava desde criança: o crochê. Assim nascia o que viria a se tornar o Ateliê Aline Attrativa.
No começo, faltavam recursos e conhecimento sobre burocracia, mas não faltou coragem. Vendo um anúncio nas redes sociais, Aline conheceu programas dedicados a mulheres que querem empreender. Lá, conheceu a consultora Flavia Soares de Araujo, que se tornaria parceira fundamental em sua caminhada.
Com o suporte do Sebrae/PR, Aline quitou dívidas e, em questão de três meses, fez investimentos fundamentais para o crescimento do seu ateliê: comprou máquinas, saiu de dentro de casa e contratou a primeira funcionária.
A consultora Flávia a incentivou na análise do negócio: “Quanto você está vendendo? Quanto tempo de entrega? Quanto faturou mês passado?” Com dados, planejamento e incentivos, Aline ganhou segurança e liberdade. Passou a enxergar o próprio negócio de forma profissional. “Em três meses, além de quitar a dívida, ainda sobrou dinheiro para investir! Meu negócio não existiria sem o Sebrae”, afirma.
Persistente, Aline buscou ainda mais: depois de 8 anos de crochê e feltro, enfrentou problemas nas mãos e precisou se reinventar. Conheceu o bordado eletrônico, estudou dois anos, virou especialista. O resultado? Uma produção sob demanda, com identidade exclusiva, valorizando sonhos de maternidade — mais de 3 mil atendimentos realizados.
Em 2023, foi premiada em terceiro lugar pelo Sebrae; em 2024, conquistou o 1º lugar: “Aquele prêmio mudou minha vida. Me vi como mulher de negócios, empresária, exemplo para outras mulheres.” Hoje, além do ateliê, oferece cursos online, mentoria para artesãs e clube de materiais — multiplicando conhecimento e inspirando mulheres a alcançar a independência financeira.
A consultora Flavia Soares de Araujo, do
Sebrae/PR, se emociona quando fala de Aline:
“Ela nunca esteve sozinha — teve o suporte
técnico do Sebrae/PR e o apoio da família.
E hoje, as mulheres que eu atendo falam:
eu ainda vou ser seu case!
Porque tem a história da Aline,
que sempre serve de exemplo…”.
Conheça o programa Sebrae Delas – programa para mulheres
Explore as soluções Sebrae/PR e escolha as que mais combinam com o seu negócio
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.