A construção civil é um setor tradicionalmente associado à baixa digitalização, mas isso está mudando. O relatório revela que 57,3% dos pequenos negócios da construção já utilizam algum recurso digital para suas operações — com destaque para canais de venda e comunicação. Esse movimento mostra que a transformação digital está, de fato, ganhando terreno no setor.
O estudo mostra que empresas mais formalizadas e com maior faturamento são mais propensas ao uso de tecnologias — especialmente em marketing digital, redes sociais e gestão de clientes. Em contraste, empreendimentos mais jovens e informais ainda enfrentam barreiras para adoção tecnológica. A boa notícia é que há uma janela clara de oportunidades para atuação qualificada do Sebrae junto a esse público.
A adoção de ferramentas de gestão digital ainda é baixa, o que indica um potencial de apoio direto a esses empresários, especialmente nos temas de controle financeiro, CRM e relacionamento com o cliente. A pesquisa também apresenta dados por tipo de empresa, nível de digitalização, acesso à internet, e regionalização, facilitando o cruzamento com dados de atendimento.
Este relatório é uma ferramenta estratégica para entender os gargalos e apoiar o setor na construção de soluções sob medida. Ideal para quem quer orientar com mais propriedade, indicar soluções digitais e impulsionar a eficiência dos negócios de construção no Paraná e no Brasil.
Invista em capacitação rápida para a equipe: envie-os ao digital e ao uso de ferramentas simples amanhã mesmo.
Comece pelos processos que mais geram erro ou retrabalho — digitalize o que custa tempo ou dinheiro repetido.
Monitore os ganhos com tecnologia: defina indicadores de produtividade, prazo e custos e acompanhe mês a mês.
Explore os canais de dados existentes (planilhas, sensores, apps) para conectar informações e evitar decisões apenas no “achismo”.
Comunique os resultados para a equipe e clientes — mostrar ganhos reais de digitalização fortalece confiança, reputação e fidelização.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.