Os quatro primeiros meses de 2025 confirmam que o comércio varejista do Paraná começou o ano em ritmo positivo. O acumulado do quadrimestre registrou crescimento de 1,55% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024. Curitiba e Ponta Grossa foram protagonistas nesse cenário, liderando os avanços regionais.
Entre os setores que mais se destacaram, lojas de departamentos cresceram 11,32%, seguidas por vestuário e tecidos (5,41%) e combustíveis (4,47%). Apesar disso, segmentos como calçados (-7,82%) e móveis, decoração e utilidades domésticas (-8,69%) ainda sentem os efeitos de um mercado mais seletivo.
Na variação mensal de abril frente a março, houve queda de 1,97%, puxada principalmente por recuos nas vendas de farmácias (-15,31%), concessionárias de veículos (-5,37%) e combustíveis (-4,92%). No comparativo com abril do ano passado, o resultado foi positivo, com destaque para lojas de departamentos (28,65%), livrarias e papelarias (11,66%) e supermercados (8,42%).
Com expectativas otimistas para os próximos meses, o setor aposta na continuidade da retomada e na diversificação de estratégias para driblar a instabilidade de alguns segmentos.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.