📉 Janeiro de 2025 começou com sinal amarelo para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O Índice de Confiança (IC-MEI) caiu 3,8 pontos em relação a dezembro e 2,3 pontos na comparação com janeiro de 2024, indicando percepção negativa da situação atual dos negócios e incertezas sobre os próximos meses.
🔍 O recuo foi observado nos três setores avaliados:
Serviços: -4,9 pontos
Indústria: -3,6 pontos
Comércio: -2,1 pontos
O Índice de Situação Atual (ISA-MEI) despencou 21,8 pontos, evidenciando que os MEIs estão sentindo no caixa a queda da demanda e o aumento dos custos. Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE-MEI) subiu 14,2 pontos — um indício de otimismo moderado, mesmo com o cenário desafiador.
💸 Custo financeiro foi o principal limitador para os negócios, citado por 25,6% dos respondentes, seguido por baixa demanda (24,3%) e problemas financeiros (19,8%). Além disso, 10,7% dos MEIs cogitam fechar o negócio e apenas 6,2% pensam em crescer e virar MPE.
🌍 Regionalmente, todas as regiões registraram queda na confiança, com destaque negativo para o Nordeste (-5,2 pts). A percepção de dificuldade de acesso ao crédito também segue alta, afetando diretamente a capacidade de manter e expandir as atividades.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.