Empreendedorismo Feminino: desafios, força e oportunidades no Paraná

A pesquisa exclusiva traça o perfil de mulheres que empreendem no estado, revela suas motivações e mostra o que ainda limita seu crescimento.

BAIXAR AGORA

Compartilhe

Elas criam, decidem e sustentam

75% criaram o próprio negócio e 73% não têm sócios. A maioria também é responsável pelas decisões da empresa e pela renda familiar.

Empreender por escolha (e necessidade)

A principal motivação é alcançar maior renda. Mas 38% também empreendem para conciliar trabalho com a vida familiar.

49% já pensaram em desistir

Quase metade das mulheres empreendedoras considerou fechar o negócio no último ano. Apoio emocional é uma demanda real e urgente.

Capacitação é prioridade

Elas se capacitam mais, dedicam 8 horas por mês a treinamentos e são abertas ao aprendizado — mas muitas ainda enfrentam isso sozinhas.
O estudo mapeia as características, dores e expectativas das mulheres empreendedoras do Paraná. Mais que dados, oferece caminhos práticos para apoiar e impulsionar negócios liderados por elas.


Compartilhe

Infográfico

A pesquisa exclusiva traça o perfil de mulheres que empreendem no estado, revela suas motivações e mostra o que ainda limita seu crescimento.

O empreendedorismo feminino no Paraná é guiado por autonomia, persistência e foco em resultado. A maioria das empreendedoras entrevistadas criou seus próprios negócios, usa recursos próprios e carrega sozinha a gestão da empresa — além das tarefas domésticas e da responsabilidade familiar.

Os dados mostram que a principal motivação para empreender ainda é a busca por maior renda (39%), seguida pela conciliar trabalho com a vida familiar (38%). A autonomia para estar mais próxima da família é percebida como a maior vantagem, mas a instabilidade financeira e o estresse também se destacam como grandes desafios.

Mais de 90% das entrevistadas se consideram as principais decisoras do negócio, e 75% afirmam que criaram a própria empresa. Porém, quase metade já pensou em desistir no último ano. A resiliência se sustenta em fatores como propósito, sonho e necessidade — e reforça o quanto é urgente fortalecer essas mulheres com acesso a redes, capacitação e apoio real.

O estudo ainda aponta que as mulheres empreendedoras se capacitam mais, mas sentem falta de apoio emocional, divisão de tarefas e inclusão em redes de suporte. É um retrato completo, que permite repensar políticas, serviços e estratégias para gerar impacto e crescimento.

Descubra mais conteúdos

Menu

Conta Sebrae/pr

Acesso à conta e cadastro estão temporariamente desativados.

Pesquise em nosso site

Manutenção Programada na Loja 🔧

Para Pagamento por Cartão

Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!

Aviso de Manutenção Programada

Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:

  • Início: Sexta-feira (09/08/2024) às 18:30 horas
  • Término: Sábado (10/08/2024) às 13:00 horas

Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.