O Índice de Confiança do MEI (IC-MEI) atingiu 105,1 pontos em setembro de 2025, um avanço de 2,6 pontos em relação a agosto. O resultado foi puxado pela indústria de transformação, que apresentou alta de 5,4 pontos, sinalizando otimismo com o aumento da demanda e tendência dos negócios.
Apesar da melhora mensal, o índice ainda está 4,0 pontos abaixo do registrado em setembro de 2024, o que mostra que a recuperação da confiança é consistente, mas ainda moderada. O setor de comércio também apresentou crescimento (+3,0 pontos), refletindo expectativas mais positivas para o fim do ano.
Regionalmente, todas as regiões registraram desempenho positivo em relação a agosto, com destaque para o Sudeste (+4,2 pontos) e Norte/Centro-Oeste (+1,4 ponto). Já na comparação anual, apenas o Norte/Centro-Oeste manteve saldo positivo, reforçando a diversidade de cenários regionais.
O estudo aponta ainda que 10,3% dos MEIs cogitam encerrar o negócio, enquanto 5,2% planejam migrar para o porte de MPE, um sinal de movimento de consolidação e amadurecimento empreendedor. Entre os principais desafios, o custo financeiro segue como o maior fator limitante, sendo citado por 25,3% dos entrevistados
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.