O Índice de Confiança do MEI (IC-MEI) chegou a 101 pontos em agosto de 2025, representando um crescimento de 1,5 ponto em relação a julho. O movimento é reflexo da leve melhora nas expectativas e na percepção atual dos negócios, especialmente nos setores da indústria de transformação e do comércio.
Na comparação interanual, porém, o indicador ainda mostra retração de 5,1 pontos frente a agosto de 2024, sinalizando que a recuperação ainda é gradual. Mesmo assim, o avanço mensal indica maior confiança dos MEIs em relação à demanda e tendência dos negócios nos próximos meses.
Entre os destaques regionais, o Nordeste apresentou o melhor desempenho, com alta de 4,5 pontos, seguido pelo Sul (+3,6) e Norte/Centro-Oeste (+1,1). O Sudeste manteve estabilidade, demonstrando equilíbrio no cenário econômico regional.
O estudo também mostra melhora no acesso ao crédito, especialmente nas regiões Nordeste e Sul, além da redução do número de MEIs que cogitam encerrar suas atividades. Ainda assim, 10% dos microempreendedores afirmaram considerar o fechamento do negócio, e 4,3% planejam migrar para o porte de MPE, o que reforça a importância do acompanhamento e apoio contínuo a esse público.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.