O Brasil encerrou março de 2025 com saldo positivo de 71.576 empregos formais, sendo 42 mil gerados por micro e pequenas empresas (MPE). Embora abaixo do desempenho de fevereiro, o resultado reforça a resiliência das MPE, responsáveis por quase 60% do saldo nacional.
No acumulado do trimestre, o saldo total de empregos no país chegou a 654 mil novas vagas, com 369 mil criadas por MPE. Destaque para os setores de comércio, construção civil e transporte de cargas, que seguem puxando a geração de empregos entre os pequenos negócios.
Entre os estados, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná lideram os saldos positivos. Apenas três estados nordestinos (Piauí, Maranhão e Bahia) apresentaram mais contratações que demissões nas MPE em março.
A análise também mostra os principais CNAEs geradores de emprego no período, revelando tendências relevantes, como a expansão da construção civil, dos serviços de apoio administrativo e da educação básica. Um conteúdo essencial para entender o mercado e identificar oportunidades reais de atuação.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.