Fórum Origens Paraná, Missão técnica e Encontro de negócios.
Regional Centro – GUARAPUAVA
Data: 1 e 2 de agosto de 2024
O evento reuniu produtores, empresários de diferentes regiões do Paraná, imprensa e autoridades locais. Neste relato apresentaremos as Boas Práticas da potencial IG das Cervejas Artesanais de Guarapuava.
A Missão Técnica do Fórum Origens Paraná para as Cervejas Artesanais de Guarapuava teve o objetivo de aportar conhecimentos, informações, vivências e experiências para os negócios e para as regiões.
A agenda de trabalho proporcionou novas ideias e alternativas a partir das “melhores práticas” que já são executadas e que podem servir de inspiração para resolver problemas, melhorar processos ou atingir patamares de excelência. Além disso, a missão técnica proporcionou novas interações que possibilitaram gerar novos negócios.
O Fórum Origens Paraná é uma plataforma colaborativa dedicada à promoção e valorização das Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas no Paraná. Este fórum nasceu da união de esforços entre entidades públicas e privadas, grupos de produtores e outros stakeholders, com o objetivo de fortalecer a identidade regional e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
A missão do Fórum é destacar a singularidade e qualidade dos produtos paranaenses através das IGs, ferramentas essenciais para diferenciar, inovar e aumentar a competitividade no mercado. As atividades do Fórum incluem a articulação de parcerias estratégicas, a promoção de práticas sustentáveis, a educação e conscientização sobre a importância das IGs, e o apoio ao desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
O Fórum Origens Paraná desempenha um papel crucial em elevar o padrão de qualidade e reconhecimento dos produtos do Paraná, contribuindo significativamente para a economia local, a preservação das tradições culturais e a promoção de um desenvolvimento regional mais equilibrado e sustentável.
O projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro é a primeira Indicação Geográfica do Paraná e atua com base em quatro pilares: associativismo, produção, rastreabilidade e mercado.
Ao todo, abrange 45 municípios do Norte Pioneiro e conta com a participação ativa de aproximadamente 300 produtores, sendo que 90% desses são de pequeno porte.
O projeto possibilitou a criação de uma das maiores feiras de cafés especiais do Brasil. Além disso, também foram criadas uma associação – a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), que responde pela parte de articulação e política do projeto; e uma cooperativa – a Cooperativa de Cafés Especiais e Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), responsável pela comercialização do café.
O café do Norte Pioneiro já é exportado há 5 anos e, atualmente, a capacidade e a tecnologia de produção e colheita estão sendo aprimoradas com o objetivo de aumentar qualidade, agregar valor e atender a demanda em constante crescimento.
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.