Entenda os benefícios da fidelização de clientes e como essa ação afeta diretamente o posicionamento da sua empresa
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a fidelização de clientes. Qual é o papel dessa ferramenta dentro de uma empresa? Você sabe como montar uma estrutura eficiente para essa ação? Como isso afeta o resultado final? Vamos responder todas essas dúvidas!
A fidelização de clientes acontece como uma forma de relacionamento positivo entre a empresa e o consumidor, é uma oportunidade de retenção, fundamental para a reputação da marca e bastante relacionada a uma boa experiência de venda!
Mas afinal, quais os principais motivos que fazem a fidelização de clientes tão importante?
Promoção de marca
Este primeiro motivo diz respeito à promoção da marca. Isso acontece porque é uma tendência das pessoas compartilhar de forma espontânea a experiência positiva que tiveram com uma marca em comum.
Um cliente fiel é mais inclinado a recomendar seu produto favorito pensando em ajudar com essa indicação. Muitos consumidores são influenciados por opiniões de amigos e familiares!
Além disso, clientes fiéis são mais propensos a responder reviews e participar de pesquisas na internet, tornando a marca mais visível e com uma reputação mais sólida!
Aumento de receita
O segundo motivo fala acerca do aumento da receita com esse tipo de consumidor.
Testes demonstraram que clientes de fidelização geralmente gastam mais dinheiro com as marcas às quais são leais: compras com valores mais altos são frequentes pois foi quebrada a difícil barreira da desconfiança.
A pessoa já conhece sua marca e a qualidade do seu serviço! Confia nos seus produtos e serviços e acredita no valor deles.
Nesse cenário, a previsibilidade também é muito importante e garantir esse processo é fundamental, pois sua equipe já conhece a jornada de compra desses clientes, tornando mais fácil identificar uma nova oportunidade de venda!
Além disso, também conseguimos avaliar o que o cliente está procurando e entender como podemos montar estratégias para capturar sua atenção, estudar seu ticket e entender seu comportamento!
Mais feedbacks e melhora contínua
O último motivo envolvido aqui é que o relacionamento com essa categoria de clientes oferece uma ótima oportunidade para avaliar a qualidade dos seus produtos, pontos de melhoria e outras formas de olhar para os mesmos problemas.
Isso amplia nosso campo de visão e coloca em foco o que realmente importa para o cliente, tornando mais fácil criar uma jornada interessante e inesquecível!
Afinal, quem realmente acredita no seu negócio vai oferecer respostas às pesquisas muito mais precisas e honestas, ponto fundamental para que você ofereça melhores serviços e oportunidades, aqui você verdadeiramente encontra opiniões reais e sinceras.
Depois tudo isso servirá como uma forma de evoluir a experiência final com o produto ou serviço!
Como estruturar uma ação de fidelização de clientes?
- Escutando ativamente
O primeiro passo para fidelizar seu cliente é aprender a escutá-lo, o atendimento e a primeira impressão que o cliente tiver da sua marca irá influenciar as próximas etapas. Busque desenvolver um relacionamento sólido e como um ouvinte atento, isso ajuda a gerar confiança e segurança!
Quando seu cliente consegue perceber a qualidade dos serviços e produtos que você oferece, quando sente que supre suas necessidades, naturalmente ele se torna mais propício a seguir a marca e se engajar espontaneamente!
2. Conhecendo tendências
Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e dos consumidores é fundamental para garantir clareza no processo de fidelização de clientes! Entender o que consegue capturar sua atenção pode tornar mais fácil esse processo.
A dica aqui é estudar as tendências, os concorrentes e utilizar estratégias, como por exemplo, avaliar o que está em alta e o que já deu certo para sempre inovar e renovar o interesse dos clientes, posicionando bem a marca no mercado!
Mesmo uma pequena empresa, com poucos recursos, é capaz de garantir inovação por meio de parcerias, feiras e workshops! Trazendo novos relacionamentos e oportunidades de crescimento.
3. Pós-venda estruturado
Outro aspecto importante é o pós-venda! Etapa muito importante na fidelização de clientes: não basta encantar as pessoas antes de comprar e depois não acompanhá-las com uma boa experiência pois, assim, elas não vão comprar novamente.
Uma maneira de mostrar que você se importa, por exemplo, é enviar dicas de como cuidar do produto que ele comprou. Essa ação mostra que você dá valor para aquele cliente e que ele não foi apenas um número no caixa. Isso pode fazer com que ele lembre do seu serviço como cuidadoso e um bom investimento!
Programas de fidelidade
E, por fim, a ideia de programas de fidelidade também é um bom artifício para garantir engajamento e tornar os clientes fãs da sua marca!
O importante é oferecer algo em troca: pontos por descontos, recompensas, brindes etc.
Essa ação consegue, ainda, gerar uma imagem autêntica e única para seus produtos! Então se torna uma ferramenta essencial para um bom posicionamento e reputação.
Ficou mais claro agora? Você tem em mãos um manual completo de como aumentar seus lucros com a fidelização de clientes, esperamos ter ajudado!
Obrigada por acompanhar e até a próxima!
Referências
https://www.activecampaign.com/br/blog/fidelizacao-de-clientes