Sempre realizamos campanhas de e-mail marketing no SEBRAE/PR. Mas no mês passado, fizemos uma pequena mudança, que melhorou muito o resultado de nossas campanhas: uma simples inserção do nome do cliente no assunto do e-mail fez com que mais pessoas abrissem os nossos e-mails. Essa é apenas uma das dicas de hoje sobre e-mail marketing para pequenas empresas. Como melhorar vendas e o relacionamento com seu cliente com algumas práticas de e-mail marketing?
Geralmente, as nossas campanhas de e-mail marketing, são feitas da seguinte forma: elaboramos um texto, aplicamos o layout, segmentamos nossa base de clientes que autorizam receber nossas mensagens e oferecemos algum produto ou serviço que possa ser interessante para essa base.
Costumamos personalizar o nome do cliente no corpo do e-mail marketing. Mas no mês passado, fizemos algo diferente: personalizamos o nome do cliente também no assunto da mensagem. E esse pequeno detalhe gerou bons frutos em termos de taxa de abertura (relação de leitores que abriram o e-mail) e taxa de clique (aqueles que clicaram nos links presentes na mensagem)
Com o aumento da quantidade de e-mails que seus clientes recebem diariamente, fica difícil abrir todos. Por isso, a sua chance de convencê-los a ler seu e-mail está no assunto. Para fazer com que seus clientes abram e se interessem por suas mensagens, seguem 6 dicas valiosas:
1. Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público
Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens. Possivelmente você já deva ter feito a mesma coisa, não é?
2. Capriche no texto e nas imagens
Textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem-feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material.
3. E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens
É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do email. Para os servidores de email, esse já é um alerta de que possivelmente trata-se de um SPAM.
4. Não esqueça do call-to-action, ou seja, uma chamada-para-ação!
Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem.
5. Personalize
Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado.
6. Avalie e estude
Sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas. Métricas: é algo que toda boa ferramenta de e-mail marketing tem disponível
E se você deseja aprimorar suas campanhas por e-mail, mantenha sua base de clientes que autorizam receber suas mensagens sempre atualizada. Existem várias ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado e muitas delas permitem que você experimente uma versão free.