O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) apresentou avanço de 1,2 ponto em setembro, atingindo 87,2 pontos. O resultado foi impulsionado principalmente pelos setores de Indústria e Comércio, que registraram aumentos de 2,5 e 3,8 pontos, respectivamente.
No Comércio, o otimismo foi puxado pela melhora nas vendas previstas e na tendência dos negócios, refletindo a expectativa de recuperação gradual da demanda interna. Já na Indústria, o destaque foi o aumento da confiança em refinos, produtos químicos e metalurgia, sinalizando retomada de produção e investimentos.
O setor de Serviços também registrou leve alta de 0,6 ponto, ainda que as expectativas futuras permaneçam cautelosas. As regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram o maior crescimento regional, com alta de 5,6 pontos.
Além da confiança, o boletim traz informações sobre acesso ao crédito e perspectivas de emprego. Houve melhora na percepção sobre facilidade de crédito no Comércio e Serviços, mas o indicador de emprego previsto segue em patamar considerado pessimista, acumulando queda de 9,3 pontos no ano.
Em função de uma manutenção programada, o pagamento por cartão poderá apresentar instabilidade no período da manhã do dia 31/01. Porém, os pagamentos via boleto e PIX estão funcionando normalmente. Agradecemos sua compreensão!
Informamos que nosso portal passará por uma manutenção programada durante o seguinte período:
Durante esse tempo, você poderá experimentar alguma instabilidade. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e agradecemos pela sua compreensão.