Transforme suas Ideias em Negócios de Sucesso com o Canvas de Proposta de Valor

Tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios consolidados e bem-sucedidos é um desafio comum a quem deseja empreender. Por onde começar? Como desenvolver a ideia de modo que ela seja viável e tenha potencial para fazer sucesso com o público-alvo? Como se diferenciar da concorrência?

Tempo de leitura: 3 minutos

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Tirar suas ideias do papel e transformá-las em negócios consolidados e bem-sucedidos é um desafio comum a quem deseja empreender. Por onde começar? Como desenvolver a ideia de modo que ela seja viável e tenha potencial para fazer sucesso com o público-alvo? Como se diferenciar da concorrência?

O Canvas de Proposta de Valor pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar você a responder essas e outras questões cruciais sobre seu novo negócio. Vamos falar sobre isso na sequência!

O que é o Canvas?

Antes de entrar em detalhes sobre o Canvas de Proposta de Valor, é importante entender o que é essa o Canvas. A ferramenta foi criada pelo empresário e consultor Alex Osterwalder e é um recurso que ajuda a desenvolver o modelo de negócio perfeito para a sua empresa!

Com um modelo bem definido, você pode agilizar todo o processo estratégico, simplificar e padronizar a comunicação, aumentar a competitividade e trazer mais organização e objetividade para o seu negócio.

O conceito básico é simples, assim como a execução, que é estruturada em quatro áreas principais do seu negócio:

  • Infraestrutura;
  • Oferta;
  • Clientes;
  • Finanças.

Dentro dessas quatro áreas principais, há nove etapas que devem ser preenchidas para um modelo de Canvas efetivo:

  1. Segmentos de Clientes (definir quem são seus clientes-alvo)
  2. Proposta de Valor (o que sua empresa oferece de único e valioso, sobre o qual vamos falar mais na sequência)
  3. Canais (como seus produtos ou serviços chegarão aos clientes)
  4. Relacionamento com Clientes (como você interage e mantém seus clientes)
  5. Fontes de Receita (como a empresa ganha dinheiro)
  6. Recursos Principais (ativos essenciais para o negócio)
  7. Atividades-Chave (principais atividades necessárias para a proposta de valor)
  8. Parcerias Principais (redes de fornecedores e parceiros)
  9. e Estrutura de Custos (todos os custos envolvidos na operação do negócio).

Usando as etapas como guia, você consegue estruturar melhor seu plano de negócio. E agora que você já sabe o que é o Canvas, vamos focar na proposta de valor e como desenvolvê-la para agregar ao seu negócio.

O que é o Canvas da Proposta de Valor?

O Canvas da Proposta de Valor é uma ferramenta simples, mas poderosa, que ajuda você a visualizar e comunicar como sua oferta resolve os problemas ou atende às necessidades do perfil do cliente de maneira única e valiosa.

Sabemos que tudo dentro da empresa precisa ser cuidadosamente pensado, e ter um mapa claro que guia cada passo da criação de valor para seus clientes é fundamental.

Essa parte da metodologia Canvas ajuda a entender as dores, necessidades e desejos dos seus clientes, permitindo uma tomada de decisão baseada em análises estratégicas mais profundas e assertivas.

O Canvas de Proposta de Valor é muito atrativo porque, com as representações gráficas, ele facilita a visualização das questões principais dos clientes em comparação com o que a empresa quer entregar.

Sebrae/PR | Transforme suas Ideias em Negócios de Sucesso com o Canvas de Proposta de Valor | image2

Como desenvolver sua Proposta de Valor?

O Canvas de Proposta de Valor é usado como uma ferramenta complementar ao Canvas de Modelos de Negócios, com o objetivo principal de aprofundar a relação entre duas partes do Canvas: o bloco de segmentos de clientes e a proposta de valor.

Podemos dividi-lo em duas etapas, cada uma focada em três elementos.

Etapa 1: Desenhe o perfil do cliente

Para compreender o perfil do seu cliente ideal, considere:

1. Tarefas dos Clientes: Identifique as tarefas que seu cliente deseja realizar ou os problemas que querem solucionar. Utilizar o conceito de persona pode facilitar essa compreensão.

2. Dores dos Clientes: Determine os riscos e possíveis resultados negativos que podem impedir o desempenho nas tarefas do cliente, como resultados indesejados, consequências ruins e obstáculos.

3. Ganhos dos Clientes: Defina os resultados e benefícios esperados pelo cliente com seu produto ou serviço. Lembre-se de que esses ganhos não precisam ser necessariamente lucros ou redução de custos.

Etapa 2: Desenvolva a Proposta de Valor

Agora, é hora de focar na empresa, determinando quais são os:

1. Produtos e Serviços: Descreva quais são seus produtos e serviços que podem ajudar os clientes a realizar as tarefas identificadas anteriormente.

2. Aliviadores de Dor: Analise como seus produtos e serviços podem aliviar as dores e objeções dos seus clientes.

3. Criadores de Ganhos: Liste os benefícios que seu produto ou serviço proporcionará aos clientes, avaliando se eles atenderão aos desejos dos clientes e se serão surpreendidos positivamente.

Ao registrar estes seis conjuntos de informações, você terá mais clareza a respeito do seu futuro negócio. O Canvas da Proposta de Valor servirá como um guia valioso para transformar sua ideia em realidade e desenvolver uma empresa que gera valor para os clientes e se destaca da concorrência.

Planeje estrategicamente seu negócio e dê o primeiro passo rumo ao sucesso – e lembre-se de que o Sebrae está pronto para ajudar!


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