Fidelização de clientes: por que é importante investir nessa estratégia e como estruturá-la?

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a fidelização de clientes. Qual é o papel dessa ferramenta dentro de uma empresa? Você sabe como montar uma estrutura eficiente para essa ação? Como isso afeta o resultado final? Vamos responder todas essas dúvidas!

Tempo de leitura: 4 minutos

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Entenda os benefícios da fidelização de clientes e como essa ação afeta diretamente o posicionamento da sua empresa

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a fidelização de clientes. Qual é o papel dessa ferramenta dentro de uma empresa? Você sabe como montar uma estrutura eficiente para essa ação? Como isso afeta o resultado final? Vamos responder todas essas dúvidas!

A fidelização de clientes acontece como uma forma de relacionamento positivo entre a empresa e o consumidor, é uma oportunidade de retenção, fundamental para a reputação da marca e bastante relacionada a uma boa experiência de venda!

Mas afinal, quais os principais motivos que fazem a fidelização de clientes tão importante?

Promoção de marca

Este primeiro motivo diz respeito à promoção da marca. Isso acontece porque é uma tendência das pessoas compartilhar de forma espontânea a experiência positiva que tiveram com uma marca em comum. 

Um cliente fiel é mais inclinado a recomendar seu produto favorito pensando em ajudar com essa indicação. Muitos consumidores são influenciados por opiniões de amigos e familiares!
Além disso, clientes fiéis são mais propensos a responder reviews e participar de pesquisas na internet, tornando a marca mais visível e com uma reputação mais sólida!

Aumento de receita

O segundo motivo fala acerca do aumento da receita com esse tipo de consumidor.

Testes demonstraram que clientes de fidelização geralmente gastam mais dinheiro com as marcas às quais são leais: compras com valores mais altos são frequentes pois foi quebrada a difícil barreira da desconfiança.

A pessoa já conhece sua marca e a qualidade do seu serviço! Confia nos seus produtos e serviços e acredita no valor deles.

Nesse cenário, a previsibilidade também é muito importante e garantir esse processo é fundamental, pois sua equipe já conhece a jornada de compra desses clientes, tornando mais fácil identificar uma nova oportunidade de venda! 

Além disso, também conseguimos avaliar o que o cliente está procurando e entender como podemos montar estratégias para capturar sua atenção, estudar seu ticket e entender seu comportamento! 

Mais feedbacks e melhora contínua

O último motivo envolvido aqui é que o relacionamento com essa categoria de clientes oferece uma ótima oportunidade para avaliar a qualidade dos seus produtos, pontos de melhoria e outras formas de olhar para os mesmos problemas. 

Isso amplia nosso campo de visão e coloca em foco o que realmente importa para o cliente, tornando mais fácil criar uma jornada interessante e inesquecível! 

Afinal, quem realmente acredita no seu negócio vai oferecer respostas às pesquisas muito mais precisas e honestas, ponto fundamental para que você ofereça melhores serviços e oportunidades, aqui você verdadeiramente encontra opiniões reais e sinceras. 

Depois tudo isso servirá como uma forma de evoluir a experiência final com o produto ou serviço!

Como estruturar uma ação de fidelização de clientes?

Sebrae/PR | Fidelização de clientes: por que é importante investir nessa estratégia e como estruturá-la? | image1
  1. Escutando ativamente

O primeiro passo para fidelizar seu cliente é aprender a escutá-lo, o atendimento e a primeira impressão que o cliente tiver da sua marca irá influenciar as próximas etapas. Busque desenvolver um relacionamento sólido e como um ouvinte atento, isso ajuda a gerar confiança e segurança!

Quando seu cliente consegue perceber a qualidade dos serviços e produtos que você oferece, quando sente que supre suas necessidades, naturalmente ele se torna mais propício a seguir a marca e se engajar espontaneamente!

2. Conhecendo tendências

Manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e dos consumidores é fundamental para garantir clareza no processo de fidelização de clientes! Entender o que consegue capturar sua atenção pode tornar mais fácil esse processo.

A dica aqui é estudar as tendências, os concorrentes e utilizar estratégias, como por exemplo, avaliar o que está em alta e o que já deu certo para sempre inovar e renovar o interesse dos clientes, posicionando bem a marca no mercado!

Mesmo uma pequena empresa, com poucos recursos, é capaz de garantir inovação por meio de parcerias, feiras e workshops! Trazendo novos relacionamentos e oportunidades de crescimento.

3. Pós-venda estruturado

Outro aspecto importante é o pós-venda! Etapa muito importante na fidelização de clientes: não basta encantar as pessoas antes de comprar e depois não acompanhá-las com uma boa experiência pois, assim, elas não vão comprar novamente. 

Uma maneira de mostrar que você se importa, por exemplo, é enviar dicas de como cuidar do produto que ele comprou. Essa ação mostra que você dá valor para aquele cliente e que ele não foi apenas um número no caixa. Isso pode fazer com que ele lembre do seu serviço como cuidadoso e um bom investimento!

Programas de fidelidade

E, por fim, a ideia de programas de fidelidade também é um bom artifício para garantir engajamento e tornar os clientes fãs da sua marca! 

O importante é oferecer algo em troca: pontos por descontos, recompensas, brindes etc. 

Essa ação consegue, ainda, gerar uma imagem autêntica e única para seus produtos! Então se torna uma ferramenta essencial para um bom posicionamento e reputação. 

Ficou mais claro agora? Você tem em mãos um manual completo de como aumentar seus lucros com a fidelização de clientes, esperamos ter ajudado!

Obrigada por acompanhar e até a próxima!

Referências 

https://www.activecampaign.com/br/blog/fidelizacao-de-clientes

https://www.agendor.com.br/blog/significado-fidelizacao/


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