Visitamos a NRF 2024, a maior e mais importante feira de varejo do mundo!
Foram 3 dias que contaram com 170 sessões, 450 palestrantes compartilhando os mais variados temas, além de mais de 1000 stands apresentando as recentes soluções de varejo. O Sebrae esteve presente em primeira mão para selecionar os principais insights sobre o cenário do consumo.
Esta é uma edição especial do Guia de Tendências do Sebrae. Trazemos 9 tendências que tiveram maior destaque durante a NRF 2024, e que irão influenciar diretamente todo o mercado e negócios nos próximos anos, junto com 27 cases apresentados na feira e na cidade de Nova Iorque.
Os grandes destaques
Como já citamos em edições anteriores do Guia de Tendências SEBRAE, no estudo de tendências organizamos o mapeamento das micro e macro tendências. Enquanto microtendências são novidades menos duradouras (entre 3 a 5 anos), mas ainda podendo gerar um efeito explosivo no consumo, as macrotendências repercutem por mais tempo e geram um maior impacto também na sociedade, como uma alteração no estilo de vida dos consumidores a longo prazo. A NRF 2024 mostrou que os temas SUSTENTABILIDADE e o uso inteligente de dados através da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) são, definitivamente, duas grandes macrotendências.
O tema absoluto na NRF 2024 foi a inteligência artificial, com ênfase em quão importante é lidar com dados de forma inteligente. Embora seja uma tecnologia discutida há vários anos de forma “discreta”, nos últimos 2 anos a IA surgiu como uma grande explosão, impactando a forma como as pessoas trabalham, estudam e criam. Independente do seu uso ou aceitação inicial no mercado, sua presença nas principais palestras e stands da NRF 2024 só confirma que a inteligência artificial será uma aliada natural, presente no nosso dia a dia, em casa, no trabalho e no lazer. Mas o que mudou de um ano para o outro? Além, claro, da evolução desta tecnologia, o discurso sobre a IA passa de “coisa do futuro”, para ser uma tecnologia já presente e cada vez mais acessível. Com isso consolidado e indiscutível, a principal questão é: como utilizá-la de forma integrada e descomplicada para atender a expectativa dos consumidores e melhorar a produtividade dos negócios?
Outro tema tratado com grande importância, mesmo que ainda de forma discreta, são as ações envolvendo sustentabilidade, seja devido ao nosso novo contexto climático e ambiental, seja para a aprimoração dos negócios. A NRF 2024 mostrou que a sustentabilidade já não deveria ser novidade, pois está claro como a adoção de estratégias sustentáveis são válidas para negócios, e que toda empresa já deveria ter planejado suas ações estratégicas de médio e longo prazo integrando políticas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, políticas ambientais, sociais e de governança). A feira mostrou perspectivas diversas no tema, apontando mudanças no formato de consumo da sociedade, emergindo a partir de preocupações ambientais e sociais, e a adaptação necessária em um novo cenário mundial impactado pelo aquecimento climático.
Devido ao seu grande impacto na sociedade e no consumo como um todo, estes dois temas se tornaram transversais, sempre presentes nos eventos da NRF 2024. Desta forma, também veremos a presença destes temas em todas as tendências deste guia. Veja como eles impactam as tendências a seguir.