A história humana evolui com base nas ferramentas que temos à disposição. Foi assim há milhares de anos, com a descoberta da lapidação de pedras e do fogo, depois o manuseio do ferro, a eletricidade… e seguimos avançando e criando novas coisas para continuar evoluindo até hoje. Agora nos vemos em outra revolução: a Inteligência Artificial (IA).
Embora alguns possam pensar “é só mais um boom, que passará logo”… pode acreditar que esta tecnologia está aqui para ficar e isso muda tudo! Com sua capacidade de analisar dados em segundos e de correlacionar cada informação com uma maestria incrível, entregando resultados assertivos, a IA não somente é uma inovação por si só, mas é a ferramenta que viabilizará outras tecnologias surgirem com uma velocidade impressionante. E, mesmo que você diga “não vejo porque incluir isso na minha vida”, não será tão simples assim. A Forrester nos diz que 60% das pessoas irão usar a IA para fazer diversas atividades do dia a dia, mesmo que não saibam que é a IA por trás de tudo. Ela será incluída na nossa rotina de forma tão natural que, embora pareça distante, logo será a base de tudo. Então é melhor conhecer e saber usá-la do que ser levado pela maré, não é mesmo? Assim, vamos entrar na corrida para se diferenciar no mercado, aproveitando ao máximo o que a IA tem para oferecer.
Veremos a Inteligência Artificial nas mais variadas aplicações: desde uma ferramenta de automatização de processos até como um copiloto para nos auxiliar nas atividades de casa, colégio ou trabalho; para possibilitar simulações e avatares digitais de nós mesmos a nível ultra-realista, ou ainda para criar remédios ou realizar cirurgias de forma precisa. O que a Inteligência Artificial pode fazer nos negócios? Ela pode fiscalizar processos, antecipar problemas, automatizar tarefas repetitivas, mapear a satisfação dos colaboradores, gerar conteúdo e mídias de qualidade, realizar traduções em tempo real, criar simulações detalhadas, prever comportamentos do público-alvo em campanhas de marketing… ufa! Todas as áreas serão afetadas.
Mas não se preocupe…como toda tecnologia, não podemos nos fixar em uma ideia de que a IA vai causar caos no mercado de trabalho, substituir humanos e atrapalhar a relação entre pessoas. Ao contrário, vamos pensar que ela chega como uma ferramenta para sermos a melhor versão de nós mesmos e dos nossos negócios, potencializando nossa visão estratégica e nossa criatividade sem limites.
Queremos que você faça parte dessa corrida, usando esta ferramenta para se destacar no mercado. Nesta edição dos Guias Especiais de Tendências do Sebrae, apresentamos dados de mercado e 6 tendências relacionadas à transformação que a IA vem causando em nossas rotinas, na gestão das empresas, e no modo de consumo de nossos clientes. Vem com a gente?